CAPITALISMO EM CRISE

"Mar de lixo" no Caribe de 10Km demonstra para onde vai o consumismo desenfreado

Imagens impressionam: o lixo tem chegado às praias de dois países, com um amontado de mais de 10KM com milhares de objetos diferentes, lixo hospitalar até cadáveres de animais e seres humanos.

sexta-feira 3 de novembro| Edição do dia

Fotos do “mar de lixo” de aproximadamente 10 km, flutuando nas águas do Caribe entre Guatemala e Honduras, tem percorrido as redes sociais desde meados de outubro. A fotógrafa Caroline Power capturou o outro lado deste destino turístico, famoso por suas paisagens paradisíacas, enquanto viajava pela reserva marinha de Cayos Cochinos, um conjunto de ilhas que mal superam a superfície do mar, onde também se encontra a barreira de coral Mesoamericana, a segunda maior do mundo. Entrevistada pelo Telegraph, LINK Power definiu a cena como “devastadora”.

“Onde quer que nós olhássemos, embalagens plásticos de todos os formatos e tamanhos: pacotes de batata frita, ziplocks, guloseimas, lixo, salgadinhos, outras embalagens. Algumas estavam inteiras e outras em pedaços. Infelizmente, muitas tartarugas, peixes, baleias e pássaros marinhos irão confundir esses pedaços de plástico com comida.”, disse a fotógrafa, que mencionou ainda pratos, talheres, garrafas, escovas de dente, bolas de futebol, TVs e calçados entre os objetos achados no mar. Nos últimos dias, o lixo tem chegado às praias dos dois países, acrescentando à lista lixo hospitalar e até cadáveres de animais e seres humanos!

Já um morador do litoral norte de Honduras relatou à BBC LINK: “Nas estações chuvosas, limpamos logo cedo e à tarde está cheio de lixo de novo, como se não tivéssemos feito nada. São pilhas e pilhas de lixo por todos os lados”. Enquanto a população local retira como pode o lixo das praias, os governos de Guatemala e Honduras culpam um ao outro pela contaminação, eximindo a si mesmos de qualquer responsabilidade. A miséria e a falta de políticas públicas nesses dois países da periferia capitalista faz com que a chuva transporte o lixo para os rios que desaguam no Mar do Caribe.

Fotos: FACEBOOK Caroline Power




Tópicos relacionados

Capitalismo   /    Crise mundial

Comentários

Comentar