Mundo Operário

PORTO ALEGRE

Manobras nas eleições da CIPA de rodoviários de Porto Alegre

quarta-feira 27 de abril de 2016| Edição do dia

Atenção:

A moda do golpe às regras democráticas, não se aplica apenas ao sistema político nacional, mas também em nossos locais de trabalho.

Desde a última segunda-feira, fomos todos, eu disse todos...; surpreendidos por uma lista de candidatos às eleições da CIPA, para a gestão 2016/2017.
Num primeiro momento, eu Adailson Rodrigues, fiquei extremamente chateado com a possibilidade de ter,por descuido, perdido as informações do edital de cipa, e conseqüentemente as inscrições.

Até que me ocorreu, que além de mim, outros companheiros tbm estavam vigilantes para com as informações importantes para todos os trabalhadores da empresa. Mas após alguns contatos e pesquisas entre dezenas, e agora, já centenas, descobrimos com a mesma surpresa que surpreendemos muitos colegas com nossa "ausência" no cartaz de candidatos, que a divulgação ampla e transparente dos editais e todos os informativos referentes às eleições inexistem, ou foram negligenciadas, para dizer o mínimo.

A cada 10 trabalhadores, 9,5 não faziam idéia das eleições que além de estar encerradas suas inscrições, já estampa uma lista de candidatos, que na sua imensa maioria, jamais representou os verdadeiros interesses de todos nós.
Ao contrário, muitos são responsáveis pela dor e sofrimento de muitos colegas pais de família, como um colega demitido na última quarta-feira, por ação de um dos candidatos.

Tentam "barrar" nossos candidatos, por que sabem que são jovens de luta e coragem, cujo o caráter não se corrompe por nada.

É por esse perfil combativo de parte de meus irmãos de luta, que enfrentamos esse momento de refluxo, que desde do final da greve, tentam dispensar a mim e a todos os meu companheiros de luta, tem por pano de fundo, nos desmobilizar, e aterrorizar os colegas que vêem em nós, um possibilidade aos ataques do patrão, que constrange, humilha e ameaça trabalhadores com ganchos,advertências e demissões, muitas vezes por motivações políticas.
Que eles saibam que pra cada 10 trabalhadores que eles ameaçam e impõe terror, nascem meia dúzia de novos adeptos e apoiadores a uma vanguarda que defenda os direitos trabalhistas e da saúde de cada trabalhador.

Vale lembrar, que todo tipo de informações de interesses da empresa, são divulgadas no BAD, nos terminais, e até mesmo na filipeta da escala.
Por muito menos, tiram trabalhadores da escala e buscam nos terminais... terminais que sempre tiveram avisos nos terminais e que nos últimos 5 anos pra cá foram sendo cerceados de informações tão importantes para todos nós.
Então, fica claro que a falta de informações da imensa maioria dos trabalhadores sobre as eleições da CIPA, são reflexo da falta de divulgação, de transparência e democracia.

Cada trabalhador tem o direito de saber, concorrer ou votar em seu candidato, e para isso, precisa de informaçõe sem obscuridade que a prejudique.
Mas lhes asseguro, que vamos lutar para garantir que nossos colegas, sejam quem for, tenham direito de se inscrever ainda nesta eleição.

Vamos buscar apoio do jurídico e diretoria da ATTROPA, para que nos orientem a tomar as medidas cabíveis, para que a empresa respeite a inteligência dos trabalhadores que não mais aceitam esse tipo de manobra.




Tópicos relacionados

Porto Alegre   /    #Readmissãojádosrodoviários   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar