Internacional

ESTADO ESPANHOL

Manifestação em São Paulo exige liberdade para os presos políticos catalães

A manifestação organizada pelas redes sociais reuniu centralmente setores da comunidade da Catalunha no Brasil de São Paulo, mas também do Rio de Janeiro.

segunda-feira 21 de outubro| Edição do dia

Organizada pela Assembleia Nacional Catalã – Brasil se realizou no dia domingo 20 de outubro uma importante manifestação em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), em plena Avenida Paulista exigindo a liberdade dos presos políticos catalães. A manifestação organizada pelas redes sociais reuniu centralmente setores da comunidade da Catalunha no Brasil de São Paulo, mas também do Rio de Janeiro.

O Tribunal Supremo do Estado Espanhol acaba de condenar nove militantes políticos a 100 anos de prisão acusados de colocar urnas para que os catalães decidissem sua relação com o Estado Espanhol, através de um plebiscito para deliberar pelo sim ou pelo não se querem que a Catalunha seja uma república independente. O triunfo do sim teve mais que 90% dos votantes. Os manifestantes entendem que o Estado Espanhol não respeita sua própria legalidade burguesa em relação a este tema.

Com palavras de ordem claramente independentistas como “Catalunha não é Espanha! Fora as forças de ocupação! e Liberdade aos presos políticos!” denunciaram a brutal violência do Estado Espanhol denunciaram o crescimento da repressão na região, fechamento de sites, inspeções policiais contínuas e confiscação de materiais. A situação política se agrava pelo cerco informativo no país e a organização de grupos neo franquistas, elementos para estatais que são liberados pelo Estado para que ataquem de forma violenta o que coloca a ordem do dia a questão da auto defesa pela qual são acusados através de propaganda enganosa como se fosse o povo catalã o que exerce uma violência irracional e injustificada. A censura foi denunciada também desde Esquerda Diário nesta matéria.

Explicando a situação política de forma permanente, a manifestação se solidarizou com os presos políticos, exilados e seus familiares defendendo que se respeite a vontade do povo de Catalunha.

Através do Esquerda Diário como parte da Rede Internacional de jornais La Izquieda Diário da qual também formam parte Izquierda Diario España e Esquerra Diari Catalunha divulgamos amplamente a greve geral de sexta-feira 18 de outubro e entendemos que devemos aprofundar a luta, articulando-a com um grande movimento de solidariedade em todo o Estado Espanhol para bloquear as tentativas de uma nova transição e reabrir a batalha que se colocou a partir do 15M e no outono de 2017: acabar com a monarquia, conquistar o direito de decidir e impor processos constituintes livres e soberanos por meio de uma grande mobilização que varra os restos do regime herdeiro da Ditadura franquista, como apresentamos nesta outra matéria..

Anistia! Basta de repressão! Greve Geral na Catalunha e mobilizações em todo o Estado Espanhol! Lutemos por processos constituintes livres e soberanos!




Tópicos relacionados

Internacional

Comentários

Comentar