Política

VIOLÊNCIA POLICIAL

Manifestação de milhares contra Bolsonaro é reprimida pela polícia em SP

quarta-feira 31 de outubro| Edição do dia

Foto: Reprodução GloboNews

Como parte das manifestações organizadas em diversas cidades do país, ontem milhares de pessoas saíram às ruas em São Paulo para lutar contra o recém-eleito Jair Bolsonaro e seu projeto de extrema-direita para o país, que pretende destruir os direitos dos trabalhadores e do povo pobre, recrudescer a repressão sobre movimentos sociais, censurar professores e aumentar todo tipo e opressão contra mulheres, negros e LGBTs.


Foto: Daniel Teixeira/ Estadão Conteúdo

Mas a manifestação, convocada pela Frente Povo Sem Medo e que também ocorreu em Porto Alegre, Recife e Fortaleza, foi duramente atacada pela Polícia Militar de São Paulo, hoje sob comando do governador interino Márcio França, que assumiu o Palácio dos Bandeirantes após a saída de Alckmin para disputar a presidência.

Partindo do MASP, na Avenida Paulista, a manifestação percorreu sentido centro, descendo pela Rua da Consolação, e se encerrou na Praça Roosevelt. Eram cerca de 22h quando as milhares de pessoas chegaram ao fim do trajeto, encerraram o ato e se dispersaram.

De maneira truculenta e covarde, foi nesse momento, quando grande parte das pessoas já tinha ido embora, que a polícia atacou os que ainda permaneciam no local. Algumas pessoas ainda tentaram se defender com barricadas improvisadas feitas com sacos de lixo e ateando fogo ao material, enquanto a polícia utilizava balas de borracha e bombas para reprimir.

A imprensa patronal, como a Globo, fez seu papel sujo de encobrir a covarde repressão policial afirmando que a polícia teria apenas "reagido" a pedras arremessadas contra ela. Como relatou o advogado Felipe em vídeo dos Jornalistas Livres, o que ocorreu foi um ataque por parte da polícia absolutamente gratuito.

Das janelas dos apartamentos na região, a repressão era ouvida pelas bombas e gritos, como registrou essa moradora no seu Twitter:

E também esse:

Mais uma vez a polícia cumpre seu papel.




Tópicos relacionados

PM São Paulo   /    Bolsonaro   /    Frente Povo Sem Medo   /    Repressão   /    São Paulo   /    Política

Comentários

Comentar