×

CAMPUS VIRTUAL | Mais uma novidade do Campus Virtual: Curso O Marxismo de Rosa Luxemburgo

Com mais uma novidade, o campus virtual do Esquerda Diário irá oferecer um novo curso inédito, desta vez sobre o pensamento de uma das maiores revolucionárias do século XX: Rosa Luxemburgo, com início em 09/07 e ministrado por Diana Assunção, historiadora, autora do prólogo da biografia de Rosa, "Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação" e dirigente do MRT.

sexta-feira 19 de junho de 2020 | Edição do dia

Rosa foi a principal dirigente mulher da Social Democracia Alemã, maior partido operário de sua época e foi parte fundamental da elaboração teórica de continuidade do marxismo revolucionário no século XX. Protagonista de uma das principais polêmicas da social democracia alemã, batalhou contra a degeneração oportunista de Karl Kautsky no interior da organização, sempre em defesa das bandeiras da revolução socialista.

O curso oferecido pelo Esquerda Diário, que vem como continuidade dos cursos sobre O Capital de Karl Marx, o pensamento de Lenin e a vida e obra de Leon Trótski, contará com 3 aulas e terá seu início em 09/07. As aulas serão online e oferecidas gratuitamente, todas as quintas-feiras, as 19h.

Para se inscrever, basta criar uma conta no site do nosso campus virtual do Esquerda Diário: https://campus.esquerdadiario.com.br/ e clicar na aba Cursos.

Os participantes do curso contarão ainda com um desconto especial das edições Iskra para o livro "Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação" de Paul Frolich.

Confira a programação das aulas:

1) Introdução biográfica sobre Rosa Luxemburgo

Reforma ou Revolução

2) Greve de massas, partido e sindicatos

O debate com Kautsky

3) Brochura Junius e a II Internacional

Revolução Russa e Revolução Alemã

Apropriação da Rosa hoje

Rosa foi não somente a principal dirigente mulher da história do marxismo revolucionário como uma importante teórica da social-democracia alemã. Nas palavras de Franz Mehring foi a "melhor discípula" de Karl Marx.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias