×

Importante manifestação mostrou força e disposição das mulheres para combater o machismo no Vale do Paraíba

domingo 5 de junho de 2016 | Edição do dia

A manifestação “Por todas elas”, que tem tomado as ruas das principais cidades do país e reuniu mais de 15 mil em São Paulo no início do mês, teve sua edição em São José dos Campos (SP), nesse sábado, 4, com mais de 150 mulheres, que pararam o trânsito e marcharam pelas principais ruas da cidade. A manifestação começou na Praça Afonso Pena, com intervenção artística e falas contra a cultura do estupro.

O clima chuvoso não impediu que as mulheres tomassem as ruas da cidade com suas palavras de ordem. Foi uma importante demonstração de força e organização das mulheres de São José dos Campos contra o machismo. Durante a passagem do ato moradores nos prédios acenavam em apoio.

Comentário de Andressa Senra, uma das organizadoras da manifestação:

Após a divulgação do caso de estupro coletivo que aconteceu com uma jovem de 16 anos no Rio de Janeiro, essas manifestações começaram a ser organizadas pelas redes sociais, mas também se fortaleceram contra outras demonstrações do machismo imperante em nossa sociedade, desde a falta da uma única mulher em ministérios do governo golpista de Michel Temer, assim como a reunião que o ministro da educação desse mesmo governo teve com Alexandre Frota, ator que confessou, fazendo piada em um programa de TV, ter estuprado uma mulher.

Em São José dos Campos houve aumento de 111% nos casos de estupro registrados nos primeiros meses de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015, passando de 34 para 72 casos, segundo a Secretaria de Segurança Pública. No Vale do Paraíba o aumento é de 9%, passando de 191 para 209 casos. Para a Delegacia de Defesa da Mulher não existe necessariamente um aumento dos casos, mas certamente um aumento das denúncias.

Manifestação percorre as ruas de São José dos Campos:

Intervenção artística na Praça Afonso Pena:

Fotos de alguns cartazes que as mulheres levantaram nessa manifestação:

Leia aqui o último texto de Diana Assunção, fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas e que também constrói o Esquerda Diário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias