×

#MRTNOPSOL | MRT defende suas ideias no Congresso Municipal do PSOL Santo André

No último domingo (30) reuniu-se, em Santo André, o Congresso Municipal do PSOL para a discussão de teses que serão apresentadas no Congresso Nacional com data prevista para dezembro.

quarta-feira 2 de setembro de 2015 | 01:02

Duas teses foram apresentadas: a da US que foi defendida por Ricardo Alvarez e a tese defendida de forma unificada pela TLS, LSR e Insurgência.

O debate girou bastante em torno da discussão da democracia interna no partido e a necessidade das diversas correntes internas poderem intervir de forma democrática nas grandes discussões do partido, como os candidatos centrais para as próximas eleições.

A reunião teve a presença de Aldo Santos, de São Bernardo, e mais de 50 companheiros que estavam lá para definir os delegados do PSOL Santo André para o Congresso Nacional. As teses tiveram uma votação semelhante e 4 delegados foram eleitos.

O MRTfoi convidado pelas correntes do PSOL Santo André para apresentar suas ideiasno Congresso e participou com uma delegação expressiva de mulheres, professoras e estudantes, além de companheiros de fábrica e do movimento negro. Na ocasião, expôssuas propostas frente a crise nacional e o processo de rupturas dos trabalhadores com o PT e suas direções históricas nos sindicatos.

Maíra Machado, conselheira regional da subsede da APEOESP de Santo André, foi a porta voz destas ideias revolucionária que está pleiteando a entrada no partido e defendeu em 8 minutos a entrada de centenas de mulheres e LGBT´s que se reuniram no último sábado no Encontro de Mulheres do Pão e Rosas. Além disso, abordou em sua fala a crise política instalada no país e a desconfiança dos setores de massa em todos os partidos da ordem, afirmando que é preciso construir uma alternativa revolucionária que possa dar respostas de fundo aos trabalhadores brasileiros para que nosso futuro não seja o mesmo dos trabalhadores gregos que padecem na miséria absoluta.

A intervenção do MRT expressou a urgência de construção de uma alternativa revolucionária em nosso país, a partir da conjuntura aberta em junho de 2013 que está sendo disputada por setores de direita e pela esquerda reformista, que não poderá dar aos trabalhadores uma saída que não seja de mais ataques e conciliação. Por fim, Maíra chamou a todos que estavam ali a apoiar a entrada do MRT no PSOL e permitir que a esquerda revolucionária faça parte desse grande processo de reorganização do movimento operário brasileiro.

Por fim, Maíra Machado declarou que "Saudamos o PSOL de Santo André que, de maneira democrática, permitiu a nossa participação na discussão pré-congressual. Para um partido que se diz amplo, considero que seria o mínimo, porém a Direção Nacional do PSOL foi contrária a este debate de ideias.

O que podemos ver é que nem todos os militantes e dirigentes deste partido tem essa posição, ao contrário, começam a abrir espaço para a discussão política por estarem preocupados com a situação nacional e os rumos da esquerda e dos trabalhadores. Continuamos exigindo que a Direção Nacional do PSOL implemente seu programa amplo e plural e permita a entrada de centenas de trabalhadores, mulheres eLGBTs como ficou mais do que evidente no Encontro de Mulheres e LGBT do Pão e Rosas".

Ao final do Congresso, alguns companheiros tiraram fotos com o cartaz #MRTnoPSOL, mostrando que mesmo com a negativa da direção nacional do partido, muitos companheiros reivindicam a entrada do MRT, pois sabem que essa será uma nova força para a construção do PSOL. Em Santo André pudemos mostrar que as mulheres estarão a frente e serão protagonistas dos próximos embates.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias