Internacional

ELEIÇÕES EUA

[MINUTO A MINUTO] Analistas já anunciam vitória de Trump

Ao término desta edição, às 3:15, analistas de todo o mundo já consideravam irreversível a vitória de Trump

quarta-feira 9 de novembro| Edição do dia

Atualizado às 03:15

Siga em tempo real a apuração das eleições presidenciais norte-americanas entre a candidata democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. O Esquerda Diário atualizará minuto a minuto o resultado das importantíssimas eleições nos Estados Unidos que afetará o cenário econômico e geopolítico internacional como desenvolvemos aqui e aqui. Acompanhe tudo destas eleições pelo Esquerda Diário

O sistema eleitoral nos Estados Unidos é indireto. Cada estado é representado por um determinado número de delegados proporcional à sua população. Cada delegado representa um ’voto eleitoral’ e o candidato que ganha em cada estado leva o total de delegados do estado, há dois estados, com poucos delegados que são proporcionais.

No mapa ilustramos os estados, e seu número de delegados. Para ser eleito um candidato precisa alcançar 270 delegados, os estados que indicamos o resultado já estão com apuração adiantada e os principais meios de comunicação norte-americana já declaram um vitorioso no mesmo.

Existem vários estados com uma votação bastante apertados, que antigamente tinham grande peso industrial mas estão sob um processo de desindustrialização e desemprego, onde Trump leva vantagem.

Ainda está muito difícil de declarar um vencedor, mas o risco real de que o candidato republicano Donald Trump chegue à Casa Branca, ja estão derrubando todas as projeções da bolsa de valores. O indice Dow Jones caiu 700 pontos, quase 5%.

Com a vitória no importante estado de Ohio, um estado com grande peso no proletariado industrial e de setores desempregados, no que ficou conhecido como Rust Belt que são regiões operárias americanas que sofreram desindustrialização. Em Ohio, estado que não se definia a favor dos republicanos desde a época de Nixon, Trump mostra com seu discurso xenófobo e reacionário conseguiu conquistar parcelas importantes do proletariado e dos desempregados brancos, tornando ainda mais indefinido o resultado nessas eleições.

Trump também conseguiu vencer o sempre disputado estado da Florida.

Hillary precisa ganhar Wisconsin e Michigan, estados que está perdendo no momento. Esses dois estados, tal como Ohio são parte do chamado "rust belt".

A votação definida por estado está:

Partido Republicano

Indiana (11)
Kentucky (8)
West Virginia (5)
Oklahoma (7)
South Carolina (9)
Tennessee (11)
Mississippi (6)
Wyoming (3)
North Dakota (3)
South Dakota (3)
Nebraska (5)
Kansas (6)
Oklahoma (7)
Texas (38)
Arkansas (6)
Alabama (9)
Louisiana (8)
Montana (3)
Missouri (10)
Ohio (18)
Idaho (4)
North Carolina (15)
Florida (29)
Georgia (16)

Partido Democrata

New York (29)
Vermont (03)
Maryland (10)
New Jersey (14)
Massachusettsn(11)
Rhode Island (4)
Delaware (3)
Illinois (20)
Connecticut (7)
Washington DC (3)
New Mexico (5)
Virginia (13)
Colorado (9)
California (55)
Oregon (7)
Washington (12)




Tópicos relacionados

Eleições Estados Unidos   /    Internacional

Comentários

Comentar