×

TWITTAÇO | #LuteComoUmaEnfermeira: Todos ao twittaço em apoio a luta das trabalhadoras da saúde!

Às 13:15h acontecerá um Twittaço impulsionado pelo Esquerda Diário em apoio às lutas das enfermeiras, técnicos de enfermagem, trabalhadoras da limpeza dos hospitais e demais trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus. Junto à hashtag #LutaComoUmaEnfermeira chamamos a todos a se incorporarem a uma campanha de apoio a ação que ocorrerá no HU da USP com a tag #HUdaUSPemLuta.

terça-feira 12 de maio de 2020 | Edição do dia

Os trabalhadores da saúde são os que mundialmente se enfrentam mais diretamente com o descaso dos seus governos, que os chamam de “heróis”, mas não oferecem EPIs, testes, assim como respiradores, leitos de UTI para poderem responder à pandemia, levando a mortes evitáveis, inclusive a desses mesmos trabalhadores.

São milhões de mulheres nesses postos de trabalho, que por anos vem lidando com uma desvalorização nos seus salários, jornadas de trabalho extenuantes, e que hoje provam a cada dia que são elas quem pode dar uma saída de fundo à catástrofe nos sistemas de saúde.

Nos Estados Unidos, na Espanha, na América Latina e muitos outros países, assistimos formas de resistência dessas trabalhadoras contra essa situação. Se enfrentam contra os anos de ofensiva capitalista, que arrasou ainda mais com os sistemas de saúde da população em todo o mundo. Portanto, ninguém melhor que elas para comandar um sistema único de saúde, contra os lucros dos monopólios privados, pois os capitalistas e os governos seguem colocando os lucros acima da vida da população.

Aqui no Brasil, residentes dos hospitais de Brasília estão em greve, onde também ocorreu uma forte manifestação de enfermeiras na semana passada que responsabilizava o governo Bolsonaro pelas mortes que não param de crescer. Foi dalí que surgiu a hashtag #LuteComoUmaEnfermeira, que hoje queremos que contamine corações e mentes como parte da solidariedade internacional das batalhas desses trabalhadores.

Hoje também ocorrerá uma importante manifestação dos trabalhadores do HU da USP, que estão sendo um exemplo de organização em resposta à pandemia, criando uma coordenação junto ao Sindicato dos Trabalhadores da USP para realizar ações por EPIs, testes, liberação do grupo de risco e contratação. Chamamos a todos a se somarem em uma ampla campanha de solidariedade a ação de hoje no HU, aderindo à hashtag #HUdaUSPemLuta, que através dos comitês virtuais do Esquerda Diário, estamos organizando uma campanha massiva de fotos de apoio.

Portanto, às 13h15, se some ao Twittaço com as hashtags #LuteComoUmaEnfermeira e #HUdaUSPemLuta!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias