×

Lula na USP | "Lula omitiu Alckmin no seu discurso na USP", diz Marcello Pablito

Em sua visita à USP, Lula encheu o vão da história. Ao agitar a juventude contra Bolsonaro, porém, se poupou de citar, sequer uma vez, a palavra Alckmin e sua aliança com esse odiado inimigo da educação. Lula é inteligente o suficiente para saber que não se pode nomear o inominável, o picolé de chuchu, num auditório como esse. A mera citação de Márcio França, aliado tradicional dos tucanos de SP, já foi alvo de centenas de jovens.

quarta-feira 17 de agosto de 2022 | Edição do dia

Em seu discurso, Lula reivindicou os aumentos salariais da época do seu governo e citou até mesmo os trabalhadores da USP, para falar que durante o seu governo os trabalhadores tiveram aumentos salariais. Mas isso é só uma parte da história, e conhecer a história toda é também entender o que foi de verdade o governo Lula, um governo de conciliação com a burguesia, com setores históricos da direita e com aqueles que são hoje base do bolsonarismo. O que Lula omite e tenta expropriar para si mais uma vez é a própria tradição e história de luta da classe trabalhadora.

Esse aumento que os trabalhadores da USP conquistaram não foi porque o Lula estava governando o país, mas sim porque, no mesmo período do seu governo, essa foi a categoria que mais esteve em greve, se enfrentando com corte de ponto, contra a repressão brutal do tucanato de São Paulo, como de Serra e do mesmo Alckmin que é chamado de aliado e amigo por Lula, mas que sempre foi e será o grande inimigo da USP.

Maíra Machado, candidata do MRT a deputada estadual pelo Polo Socialista e Revolucionário, quando perguntada pelo Esquerda Diário sobre o discurso de Lula, disse:

“Em palco montado no vão da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), lugar conhecido também pela brutal repressão da polícia assassina de Alckmin e França (juntos agora no PSB), Lula também omitiu suas alianças com a direita. A mesma que articulou todas as reformas, como a trabalhista, da previdência e do novo ensino médio; que fez um golpe institucional em 2016 no país; que passou por cima dos direitos democráticos da população votar em quem quisesse em 2018; que esteve ao lado da extrema direita de Bolsonaro contra a juventude e a classe trabalhadora durante esses últimos anos; e que agora tenta passar de democrática por uma aliança que vai desde a alta burguesia de banqueiros e a FIESP, até as centrais sindicais que freiam a possibilidade da construção por uma saída independente da juventude e dos trabalhadores e na luta de classes. Parte dessa mesma direita até estava lá, como Márcio França, mas foi vaiada quando foi citada durante o evento, já Alckimin não apareceu e c certeza esse histórico dele na USP pesou na hora de tomar a decisão de não ir"

Segundo Marcello Pablito, candidato do MRT a deputado federal pelo Polo Socialista e Revolucionário, “para nós o caminho para enfrentar Bolsonaro e os ataques é o da luta de classes e de forma independente. Exigimos um plano de lutas para enfrentar o bolsonarismo, as reformas e os ataques à educação, com a força da classe trabalhadora e da juventude, sem a direita, a FIESP e banqueiros. O Conselho Diretor de Base do SINTUSP aprovou um importante posicionamento sobre o combate ao bolsonarismo e a chamada "carta pela democracia". Nós trabalhadores da USP não caímos na demagogia da reitoria da USP de que devemos nos aliar com nossos inimigos.”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias