Internacional

MÉXICO

López Obrador aumenta ofensiva contra imigrantes no México

sexta-feira 12 de julho| Edição do dia

A secretária de Governo do México, Olga Sánchez Cordero, anunciou no inicio do mês que o Estado enviaria 6000 soldados da Guarda Nacional para reforçar a fronteira com a Guatemala. Simultaneamente o governo anunciou o bloqueio de 26 contas ligadas a pessoas que supostamente traficavam com migrantes.

Essas medidas se somam com o aumento exponencial do número de deportações aplicados pelo governos de López Obrador. Segundo o jornal El País, o número de expulsões foi de 5.717 em dezembro de 2018 para 15.654 em maio de 2019.

A justificativa para essa ofensiva contra os imigrantes, que na sua maioria vem da América Central fugindo da condição miserável de vida do seu país de origem, é a chantagem de Trump que, exigindo que o Estado do México seja duro com os imigrantes, ameaçou aplicar duras taxas comerciais ao vizinho do sul .

O escandaloso é um governo dito de esquerda como o de López Obrador se curvar a esse tipo de chantagem e tentar negociar um compromisso com Trump de investir em um plano de migração com a America Central elaborado pela Cepal, agência das Nações Unidas de promoção do desenvolvimento econômico e social na America Latina.

A chantagem do governo Trump é parte de sua estratégia de campanha eleitoral de aparecer com uma política dura de combate a imigração, que envolve não só o México, mas pressionar também os democratas.

Frente a esse cenário, a organização irmã do MRT no México - o MTS, que impulsiona o La Izquierda Diario no país - defende que:

“É necessário conquistar uma verdadeira independência nacional. Não ao pagamento da dívida externa, renacionalização sem indenização da indústria energética entregada ao capital estrangeiro, e a dissolução da Guarda Nacional.

"As organizações operárias dos Estados Unidos e do México tem que fazer sua a luta dos nossos irmão imigrantes, contra as deportações e a repressão na fronteira norte e sul."

Livre transito para nossos irmãos imigrantes.
Abaixo o muro de Trump!
Abaixo o muro militar de López Obrador!
Nenhum ser humano é ilegal.”




Tópicos relacionados

López Obrador   /    Imigrantes   /    Donald Trump   /    Imigração   /    Internacional

Comentários

Comentar