Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Redação
Uma reflexão sobre o resgate da experiência partidária leninista diante da crise da esquerda brasileira, em particular o PSOL; e a desmistificação da ideia, muito difundida pelo liberalismo desde o auge neoliberal apoiado na catástrofe do stalinismo, de que o partido bolchevique teria sido (...)
André Barbieri
O Esquerda em Debate, um programa de entrevistas que é a mais nova iniciativa do portal Esquerda Diário, tem convidados intelectuais e personalidades políticas e militantes, entre os quais Vladimir Safatle, Plínio Sampaio Jr., Marinalva Oliveira, entre outros. São entrevistas com diversas tendências (...)
Diana AssunçãoIuri Tonelo
Neste último sábado o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi o graduando em Ciências do Estado pela UFMG, militante ecossocialista e comunicador político no projeto Na Raíz, Roju Soares. Rojú recentemente se desfiliou do PSOL por conta da adesão do partido a campanha da chapa Lula-Alckmin e (...)
Diana Assunção
Em um ano marcado pela conjuntura eleitoral e pela polarização política cada vez maior entre a chapa Lula-Alckmin e Bolsonaro - com a terceira via beirando o naufrágio, as eleições presidenciais de 2022 vão dando a tônica da política nacional. O discurso da frente ampla contra Bolsonaro por um lado, e (...)
João Salles
Alguns debates marxistas sobre a Primeira Guerra Mundial que nos permitem pensar sobre os problemas atuais.
Josefina L. MartínezDaniel Matos
Este artigo foi publicado originalmente em 2 de janeiro de 2019 na Monthly Review. Publicamos sua tradução como forma de contribuição ao debate aberto para compreender a atual guerra na Ucrânia e suas consequências.
Stansfield Smith
Essa sexta, 5/11, às 9h30, será a segunda sessão do Grupo de Estudos Marxismo e Luta de Classes, impulsionado pela Faísca e o Esquerda Diário junto de estudantes do Serviço Social e da UnB. Debateremos “As Três Fontes e as Três partes Constitutivas do Marxismo” de (...)
Faísca Revolucionária - UnB
Quando completam-se 104 anos da Revolução Russa de 1917, republicamos texto de Simone Ishibashi escrito em virtude do centenário da Revolução.
Simone Ishibashi
Com Guilherme Costa, o curso “Do Iskra ao Pravda e o leninismo 2.0 – a imprensa revolucionária ontem e hoje” visa abarcar duas grandes experiências de imprensa revolucionária levadas a frente pelos revolucionários russos do começo do século XX para pensar o papel da imprensa revolucionária (...)
Na virada do século XIX para o século XX, e consequentemente a transição para a fase imperialista do capitalismo, se abriram debates e hipóteses estratégicas acerca da tática da Greve de massas e de seu caráter político na preparação da insurreição e da revolução socialista. Neste artigo buscaremos (...)
Live ocorrerá nesse sábado, 11/06, às 9h30, e vai abordar o papel da imprensa revolucionária ontem e hoje.
“Proletários de todos os países: uni-vos!” Muito mais do que uma mera frase de efeito, essa colocação do Manifesto Comunista mostra a essência internacionalista do marxismo revolucionário.
Gabriel Girão
Proletário de todos os países: uni-vos! Muito mais do que uma mera frase de efeito, essa colocação do manifesto comunista mostra a essência internacionalista do marxismo revolucionário.
Seiji Seron
Confira a comovente fala de Letícia Parks durante a live de lançamento do livro Mulheres Negras e Marxismo.
A historiadora considera que há uma operação ideológica na apropriação de Rosa Luxemburgo no Brasil que dá mais importância a um folheto de Rosa que ela nunca quis publicar, com críticas táticas aos bolcheviques na Revolução Russa de 1917, do que às fortes conclusões que a dirigente revolucionária chegou (...)
O livro escrito pelo revolucionário russo Leon Trótski no final da década de 1920 reúne documentos fundamentais sobre os grandes debates de estratégia da Internacional Comunista após a morte de Lênin. Em tradução inédita, as Edições Iskra trazem a público essa obra esgotada no Brasil. O debate de (...)
O parlamentarismo revolucionário como tática política indica a participação de partidos políticos revolucionários nas diferentes instâncias parlamentares no marco de uma estratégia revolucionária. O parlamento é entendido como um espaço que não é o terreno fundamental dos revolucionários, mas onde eles (...)
Shimenny Wanderley
O autonomismo como estratégia está se popularizando durante esse momento de insurreição norte-americana. Apesar de uma estratégia autonomista poder conquistar algumas vitórias, nunca poderá trazer à tona a verdadeira libertação, pois não entende a verdadeira natureza do Estado. Nós não podemos reformar (...)
Ezra Brain (Left Voice)
O Esquerda Diário e o MRT (Movimento Revolucionário de Trabalhadores) estão lançando um campus virtual onde serão oferecidos cursos gratuitos sobre a teoria revolucionária e o marxismo, além de oferecer uma plataforma de filmes e venda de livros em conjunto com as Edições Iskra. Inauguramos essa (...)