×

INVESTIGANDO A LAVA-JATO | Lava-Jato técnica, imparcial e apolítica? Conheça as críticas do Esquerda Diário

O procurador da República Deltan Dallagnol, que vem ganhando fama por suas investigações contra o PT e em especial contra Lula, vem afirmando incessantemente o caráter técnico, imparcial e apolítico da operação Lava-Jato. Ou seja, como se a Lava-Jato fosse isenta de interesses quaisquer, sejam eles econômicos, políticos ou até mesmo interesses estrangeiros. Trazemos aqui alguns fatos e opiniões para desmascarar os interesses nada técnicos, parciais e super políticos que existem por trás da investigação comandada por Sergio Moro.

quarta-feira 14 de setembro de 2016 | Edição do dia

Quem vigia os vigilantes?” é a famosa frase do HQ The Watchmen de Allan Moore. Hoje, no dia em que avançam as investigações da Lava-Jato contra Lula e a Petrobrás, se faz forte a pergunta “quem investiga os investigadores?”. O Esquerda Diário vem se dando essa tarefa desde o início da investigação e trazemos aqui uma série de links que levam a textos com fatos e reflexões.

• A Lava-Jato se inspira na operação Mãos Limpas italiana da década de 90. Ela foi um exemplo de punição aos corruptos e poderosos ou apenas um verniz para mudar os jogadores e manter a mesma estrutura de corrupção? Conheça aqui sobre a Mãos Limpas.

• Quem é Sergio Moro? Como pode um juiz de primeira instância obter tanto poder a ponto de grampear chefes de estado? Trazemos aqui 7 coisas que todo brasileiro deveria saber sobre Moro, a Lava-Jato e o Judiciário.

• A seletividade da Lava-Jato é uma das coisas mais escancaradas. O que sai na mídia é que apenas o PT é corrupto, enquanto PMDB, PSDB, PP e demais partidos da ordem aparecem como santos. Longe de querer defender o PT e o Lula, que já se comprovaram corruptos, é necessários desmascarar os interesses efetivamente políticos por trás. Veja aqui algumas denúncias contra o PSDB

• Você sabia que Sergio Moro foi treinado pelo departamento de estado norte-americano? O WikiLeaks recentemente vazou essa e outras informações sobre o herói dos coxinhas, mostrando como a afirmação de que a Lava-Jato atua em interesse do capital imperialista norte-americano não é uma ‘teoria da conspiração’ sem fundamento, mas a pura realidade. Conheça aqui sobre o curso de Moro e outros juristas nos Estados Unidos.

• A Lava-Jato e a grande mídia atacam a Petrobrás por aspectos técnicos? Ou existem interesses especiais em privatizar uma das maiores e mais importantes empresas brasileiras? Quais empreiteiras estão ganhando com tudo isso? Conheça aqui algum dos donos do mundo por trás da operação.

• Técnico e imparcial? Conheça alguns fatos técnicos sobre os volumosos e milionários lucros que o grupo de Sergio Moro vem arrecadando nos últimos dois anos. Boa parte da porcentagem do dinheiro desviado volta aos cofres da operação do MPF.

• Inúmeros empresários denunciados pela Lava-Jato vão receber uma "bolsa-delação". Ou seja, por trás de todo discurso de punição dos corruptos, está uma série de regalias dos grandes corruptos. Veja aqui mais sobre a "bolsa-delação".

• Pequenas e médias empreiteiras vem lucrando cada vez mais com a operação Lava-Jato. As maiores empreiteiras do país estão da cabeças aos pés envolvidas na operação, fazendo com que obras fiquem paralisadas e suas receitas diminuem. Veja aqui como algumas empreiteiras se aproveitam da crise para ampliar seus lucros e ocupar os lugares das grandes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias