Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Karl Marx e as crises na época imperialista

Karl Marx e as crises na época imperialista

Nesta ultima segunda-feira (9/03), foi realizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP uma atividade como parte do Ciclo de Debates “A Atualidade do Marxismo no Século XXI”. O tema da discussão foi “Karl Marx e as Novas Crises do Capital”.

Nesta ultima segunda-feira, o IFCH sediou uma atividade com o título “Karl Marx e as Novas Crises do Capital” organizada pela juventude Faísca e pelo Esquerda Diário como parte do Ciclo de Debates “A Atualidade do Marxismo no Século XXI”. A atividade teve como convidado André Barbieri, doutorando em Ciências Sociais pela UFRN e host do podcast Ideias de Esquerda – Internacional, que apresentou uma discussão sobre o tema aos ingressantes da UNICAMP.

Os principais temas debatidos foram o desenvolvimento do marxismo como teoria revolucionária, sua atualização frente aos acontecimentos histórico, a crise atual do capitalismo e o último ciclo da luta de classes na América Latina e na França. Tratou-se de mostrar como o marxismo é uma teoria viva e relevante para entender o momento atual da crise capitalista, que agora se intensifica com a pandemia do coronavírus e a queda dos preços do petróleo.

O Ciclo de Debates “A Atualidade do Marxismo no Século XXI” ainda contaria com dois lançamentos de livros: “A Precarização tem Rosto de Mulher” (3ª edição) e “A Revolução e o Negro” (2ª edição). Estes lançamentos, devido a suspensão das atividades na UNICAMP até o dia 29 de março, anunciada pela reitoria como medida de contenção ao coronavírus, deverão ser adiados. Veja o vídeo da atividade “Karl Marx e as Novas Crises do Capital” no link da publicação.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Marxismo]   /   [Teoria]

Comentários