Teoria

VÍDEO 200 ANOS DE MARX

Karl Marx: 200 anos depois: atualidade do seu pensamento

Shimenny Wanderley

Campina Grande

domingo 3 de junho| Edição do dia

Durante os dias 21 à 25 de maio, realizou-se o evento pelos 200 anos do nascimento do revolucionário de Trier intitulado: “Karl Marx: 200 anos depois”, organizado pela Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de História. No dia 25 de maio tivemos a mesa de encerramento do evento sobre a atualidade do pensamento de Marx, que contou a com a participação do Professor Gonzalo Rojas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por Esquerda Diário e integrante do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), e da professora Rosa Godoy da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Disponibilizamos o vídeo completo da mesa-debate que foi produzido pela Unidade Acadêmica de História da UFCG e pelos alunos do PET de história, e editado para esta matéria por Kleiton Silva membro do Práxis – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Luta de Classes na América Latina.

Destacamos a intervenção do professor Gonzalo Rojas a partir de 10’:14” ate o minuto 59.

No dia 31 de maio publicamos uma matériacom uma síntese da intervenção do professor Gonzalo Rojas, assim como outrano bicentenário de seu nascimento.

Consideramos muito importante retomar o legado teórico e político de Marx com uma visão ofensiva do marxismo e trazendo para a análise do cenário político atual num momento de crise orgânica no Brasil, e sobretudo, de como intervir na luta de classes, recuperando comunismo como projeto político revolucionário.




Tópicos relacionados

Marxismo   /    Teoria

Comentários

Comentar