×

REPRESSÃO À JUVENTUDE | Jujuy: Polícia entra na Universidade e detém o presidente do Centro de Estudantes

ESCÂNDALO: cinco policiais entram na Universidade Nacional e levam detido o Presidente do Centro de Estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias de Jujuy.

sexta-feira 14 de abril de 2017 | Edição do dia

Estudantes da Universidade Nacional de Jujuy denunciaram nesta quinta-feira um forte operativo da polícia provincial que contou com não menos que cinco policiais, que entraram de maneira ilegal no prédio da Faculdade de Ciências Agrárias da UNJu situado no bairro Los Naranjos, e interrompendo a celebração de “batismo” dos primeiros anos da dita instituição.

Três efetivos policiais, usando uma força física desmedida, levaram detido o presidente do Centro de Estudantes da Faculdade, Joaquín Quispe, junto a outro estudante, Ignacio García. De igual maneira, amedrontaram os estudantes que gravavam a situação com um completo abuso da autoridade e de uma maneira totalmente ilegal.

Os estudantes de Agrárias difundiram um vídeo quando prenderam o presidente seguido desse texto que reproduzimos no Esquerda Diário:

“IMPUNIDADE TOTAL! O vídeo que acabam de ver nesse momento em que levavam detido Joaquín Quispe, Presidente do Centro de Estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias. Também levaram detido Ignacio García. Isso foi à noite às 3h da manhã. Neste momento, já liberaram os dois jovens. Receberam o apoio legal da Faculdade e a Universidade Nacional de Jujuy. Difundir e compartilhar!...”

Veja o vídeo aqui.

Ainda que os jovens tenham sido liberados posteriormente, é a segunda vez que a polícia entra para deter jovens nas faculdades da UNJu, violando a autonomia universitária, enquanto as autoridades dessa instituição não realizaram nenhum ação diante desse fato.

Isso se dá no marco de um regime repressivo que o governo provincial de Morales, que se apóia no código contravencional que em seu tempo foi votado pelo mesmo PJ no poder, e onde o Maurício Macri a nível nacional, reprimiu os manifestantes que cortaram a panamericana em Buenos Aires durante a paralisação nacional do 6A ou dos docentes que quiseram instalar a “carpa Blanca" na praça dos congressos no domingo passado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias