Política

MICHEL TEMER

Juiz do TRF manda soltar Temer e Moreira Franco

Desembargador manda soltar Temer, que havia sido preso na quinta-feira passada em investigação da Lava Jato junto a Moreira Franco e outros cinco. O desembargador, Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou a soltura mediante habeas corpus.

segunda-feira 25 de março| Edição do dia

Não há dúvida que Temer e a cúpula do MDB são ligados ao que existe de pior e mais corrupto da política nacional; nem que Temer encabeçou um governo golpista, fruto de um processo de impeachment impregnado de fraudes, com o apoio do capital estrangeiro e com o objetivo de aplicar ajustes mais duros do que o que vinha aplicando o PT.
Mas é preciso lembrar que a Lava Jato de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, que hoje o prendeu, foi a protagonista do golpe institucional de 2016 que levou Temer ao Palácio do Planalto. O autoritarismo judiciário da Lava Jato, junto ao STF (com uma de cujas alas troca farpas hoje), foram os pilares da manipulação absolutamente fraudulenta das eleições que, partindo da prisão arbitrária de Lula e o veto a sua participação eleitoral, abriu o caminho para o triunfo da extrema direita bolsonarista em 2018.

Sem defender em nenhum milímetro Temer e sua gangue de golpistas, é necessário repudiar o autoritarismo judiciário, que tem protagonismo com a Lava Jato. Trata-se de uma operação pró-imperialista, com mil e um laços com as multinacionais estrangeiras (especialmente norte-americanas), que não tem nada a ver com o "combate à impunidade e à corrupção": busca apenas substituir um esquema de corrupção por outro mais servil às potências estrangeiras.

A prisão de Temer desencadeou uma série de atritos entre governo e Congresso, com Maia e Bolsonaro em uma guerra de braço que impactou investidores da bolsa, base aliada do governo na Câmara e setores do PSL que ameaçam abandonar o presidente. A instabilidade que a prisão de Temer trouxe aos planos com a reforma da previdência deixa em aberto quais serão os próximos passos. Seguiremos acompanhando qual será a posição da Polícia Federal e qual será a posição da Lava Jato.

Veja também: Após serviços prestados ao golpismo, Temer é preso como forma de fortalecer o autoritarismo da Lava Jato.




Tópicos relacionados

Operação Lava-Jato   /    Michel Temer   /    Política

Comentários

Comentar