×

LUTA PELA CULTURA E EDUCAÇÃO | Juiz decide pela liberação dos jovens detidos na Fábrica de Cultura da Brasilândia

Há cerca de uma hora o Juiz do Fórum Criminal determinou pela liberação dos 11 jovens que ainda permanecem detidos na 72ª DP de São Paulo.

domingo 3 de julho de 2016 | Edição do dia

Ontem pela tarde a polícia realizou a reintegração de posse da Fábrica de Cultura da Brasilândia, detendo 22 pessoas entre arte-educadores e aprendizes. A ocupação fazia parte do processo de mobilização contra a demissão de arte-educadores em greve e também reivindicava transparência na gestão da Organização Social (OS) Poiesis, que administra as fábricas de cultura por meio de parceria com o poder público.

Por meio de sua página no facebook os educadores e aprendizes em luta repudiaram as demissões de pessoas que estavam à frente da greve, divulgando o seguinte texto da Comissão de Greve:

MOÇÃO DE REPÚDIO!!!

Nós, educadores e educadoras das Fábricas de Cultura em greve repudiamos veementemente atitude persecutória da POIESIS ao ameaçar e demitir os funcionários que estão conduzindo a greve, numa clara tentativa de intimidação e desarticulação do movimento grevista. Na data de hoje, 22/06, muitos educadores e educadora foram demitidos (segue lista abaixo) f em decorrência de perseguição política por parte da POIESIS. Esta atitude por parte da OS nos dá mais força para a luta, pois não permitiremos que a mesma continue agindo dessa forma para com os educadores e educadoras e, consequentemente, com a comunidade atendida.

Educadores demitidos:

Ana Sharp - Dança Contemporânea - Fábrica de Cultura do Jardim São Luis
Evandro Jeronimo (Herói) - Dança Urbana - Fábrica de Cultura do Jd São Luis
Priscila Sanchez - Circo - Fábrica de Cultura do Jd. São Luis
Roney Celestino - Circo - Fábrica de Cultura do Jd. São Luís
Erick Carvalho - Danças Brasileiras - Fábrica de Cultura Capão Redondo
Fábio Resende - Teatro - Fábrica de Cultura do Capão Redondo
Jefferson Fleming - Danças Urbanas - Fábrica de Cultura Capão Redondo
Kizumba - Capoeira - Fábrica de Cultura Capão Redondo
Martinha Soares - teatro - Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rogério Pixote - Multimeios - Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rita Tatiana Cassavana - Dança Contemporânea - Fabrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Ricardo Dutra - Música - Fábrica de Cultura do Jaçanã
NÓS ESTAMOS SENDO DEMITIDOS POR TELEGRAMA! POR ISSO NÃO SABEMOS AINDA QUANTOS RECEBERÃO A DEMISSÃO! ESTA LISTA ESTÁ SENDO ATUALIZADA.

Mexeu com um, mexeu com todxs!!!!!!!
Ninguém fica para trás!
É GREVE!!!!!!

Comissão de Greve.

Ainda ontem, os menores de idade que foram detidos pela polícia foram liberados, mas os que eram maiores de idade permaneciam detidos. Ontem de madrugada, após sua libertação, os aprendizes gravaram um vídeo ainda na porta da delegacia, onde apoiadores realizavam uma vigília exigindo a libertação dos presos.

O Juiz que deliberou nessa tarde pela soltura dos demais detidos, afirmou em seu despacho: "não vislumbro a presença dos requisitos ensejadores da manutenção da custódia cautelar em relação a todos esses jovens cujo maior pecado, ao quanto consta, seja o de resistir."

Isso, contudo, não significa que os jovens não continuarão sendo criminalizados e respondendo a processo por sua luta. Para amanhã, está convocada uma manifestação na sede da Poiesis.

Prestamos toda nossa solidariedade aos aprendizes e educadores das Fábricas de Cultura em luta, nos colocamos pela imediata readmissão dos educadores demitidos e pela abertura das contas da Poiesis. Chega de empresas lucrando com a educação e a cultura. Por uma gestão dos aprendizes e educadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias