×

CORONAVÍRUS | Já são pelo menos 14 trabalhadores de transporte mortos por Covid no Recife

A ganância e o descaso capitalista já ceifaram a vida de 4 metroviários e 10 rodoviários na capital pernambucana.

quinta-feira 4 de junho de 2020 | Edição do dia

A pandemia do novo coronavírus mostrou como os capitalistas estão dispostos a literalmente sacrificar a vida dos trabalhadores para garantir seus lucros. No sistema de transporte do Recife já são 14 mortos pelos números oficiais, mas os extraoficiais falam de mais de 30, o que mostra como os capitalistas estão tentando ocultar isso.

Isso é o resultado da condição em que estão submetidos. A redução da frota, que supostamente seria pra reduzir aglomerações, só fez com que os transporte ficassem mais lotados. As denúncias que as empresas estão descumprindo as medidas sanitárias, higienizando os transportes numa frequência abaixo da obrigatória e não fornecendo álcool gel saem aos montes. A isso se soma a dupla função, que vem sendo implementado desde o fim do ano passado, e que, além de sobrecarregar física e psicologicamente os trabalhadores, dificulta que eles consigam cumprir as medidas de higiene.

Ver também: Recife: Rodoviários fazem ato em homenagem a companheiros mortos

Além disso, as empresas aproveitaram o momento pra demitir ou atrasar salários. Tanto os empresários, como o governador Paulo Câmara e Geraldo Júlio - ambos do PSB - que querem reabrir o comércio, são responsáveis.

No entanto, os trabalhadores tem se mobilizado contra isso e já realizaram alguns atos.. Acreditamos que o caminho é ampliar a mobilização, se juntando as novas mobilizações em curso, contra o racismo e contra o governo Bolsonaro! A confluência desses movimentos pode impor uma saída que realmente seja favorável a classe trabalhadoras e as maiorias populares!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias