Juventude

DIREITA REACIONÁRIA

Instituto Liberal de São Paulo ataca grêmio estudantil de Contagem/MG

Depois de atacar com vídeos virtuais a esquerda e o movimento estudantil da USP em abril desse ano, e de ser porta voz do reacionário projeto Escola Sem Partido, o blog do Instituto Liberal de São Paulo ataca agora o Grêmio Margem Esquerda, pedindo o impedimento desse grêmio militante e de luta que protagoniza essa luta e a ocupação da escola junto aos estudantes da escola estadual Helena Guerra luta contra a PEC241 e a MP746.

quarta-feira 26 de outubro| Edição do dia

Tal instituto é dirigido pelo direitista Rodrigo Constantino, ex colunista da Veja, que publicou no blog do Instituto ataques contra o grêmio, reivindicando a obscurantista jurista de direita Janaína Paschoal, quem elaborou o parecer golpista do impeachment, que levou ao golpe institucional.

Medidas reacionárias e de direita como essa, digna da ditadura militar, já foi usada contra o Centro Acadêmico de Direito da UFMG, o CAAP, que foi surpreendido em abril desse ano por uma liminar que proibia a realização de assembleia estudantil em que estudantes deliberariam sobre seu posicionamento acerca do golpe institucional em curso já naquele momento.

Leia a seguir a resposta do presidente do Grêmio Margem Esquerda sobre tal ataque, postado no Facebook do Grêmio.

“Em resposta ao Instituto Liberal

Foi escrita uma carta, direcionada ao Instituto Liberal e publicada pelos mesmos, acusando o Grêmio Estudantil de "DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA" (nossa, que criatividade) usando como desculpa o seguinte parágrafo do Artigo 206 - “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas…“.

Pra início de conversa, isso é uma desonestidade intelectual sem precedentes, e sabem por qual razão? Pelo simples fato de que o Grêmio Estudantil NÃO MINISTRA AULAS.

Entretanto, vou me dispor a ensiná-los algumas coisas, por meio desta carta;

1 - O Grêmio Estudantil ganhou em primeiro turno, com quase 70% dos votos, em uma disputa, que pasmem, tinham 5 chapas, e acredite se quiserem, uma das outras chapas usava o símbolo da Ação Integralista Brasileira.

2 - A paralisação foi deliberada por uma votação dos professores (aos quais é reservado o direito de greve), incentivados pelo grêmio, para organizar uma assembleia que explica-se a PEC 241, e a MP 746/2016. Essa assembleia não tinha encaminhamento de proposta inicial, e foram os alunos que decidiram formar um ato em repúdio às medidas e ao Presidente Michel Temer.

3 - Todas as reuniões do grêmio são abertas para os alunos participarem.

4 - Todas as grandes decisões, que envolvem o nome da escola, são tomadas em assembleia geral, na qual todos têm direito ao voto.

5 - Já que vocês gostam de citar a constituição, podiam aprender a interpretá-la. O grêmio Estudantil é uma organização política dos alunos, que os representa dentro e fora da escola, passamos por um processo eleitoral, e segundo a mesma constituição somos livres para nos organizar politicamente, e adivinha só o que a lei promulgada por José Sarney, logo na redemocratização do país, diz :
"O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o Congresso Nacional decreta e em sanciono a seguinte lei:
Art . 1º - Aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus fica assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.
§ 1º - (VETADO).
§ 2º - A organização, o funcionamento e as atividades dos Grêmios serão estabelecidos nos seus estatutos, aprovados em Assembléia Geral do corpo discente de cada estabelecimento de ensino convocada para este fim.
§ 3º - A aprovação dos estatutos, e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio Estudantil serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante observando-se no que couber, as normas da legislação eleitoral.
Art . 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art . 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, em 04 de novembro de 1985; 164º da Independência e 97º da República."
JOSÉ SARNEY

6 - Nós defendemos justamente o pluralismo político, e para existir o pluralismo, deve ser livre também a manifestação, e a associação à ideologias, principalmente a organização de política, principalmente as representativas, então, nós somos uma chapa assumidamente de esquerda, que ganhou a eleição, (e ganhou de uma chapa COM UM SÍMBOLO integralista, nossa, parecia o Séc XX) e estamos exercendo o nosso mandato, conforme o Estatuto (e a lei) dispõe.

7 - AMIGO, ESCOLA SEM PARTIDO AINDA NÃO É LEI!
Agora vamos ser sinceros, vocês não estão nem ai para a democracia, o que importa é que a ideologia de vocês esteja sendo propagandeada, o que vocês têm é a perpetuação de um sentimento anti-democrático muito forte, e por não aguentar ver ninguém ligado a esquerda no poder, ficam espalhando calunias e mentiras.
O Grêmio tem como provar todos os pontos citados na carta, temos todas as atas das assembleias, temos fotos e temos videos. Avisamos ao instituto que podemos ser pequenos, mas temos advogados, buscaremos auxílio jurídico, buscaremos auxílio de entidades estudantis e sindicatos, e entraremos futuramente com um processo por Calúnia e Difamação, caso o Instituto não remova a notícia.

Agradeço a compreensão.
Duarte, Gabriel
Presidente do Grêmio Estudantil Margem Esquerda.”




Tópicos relacionados

Contagem   /    Belo Horizonte   /    Juventude

Comentários

Comentar