×

PEC 215 | Índios pedem no Congresso que não haja mudanças na lei de demarcação

sexta-feira 17 de abril de 2015 | 00:00

Dezenas de índios participaram nesta quinta-feira de uma sessão do plenário da Câmara dos Deputados, para se manifestar contra Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que altera as normas para a demarcação de territórios indígenas. Esta alteração visa tornar quase impossível a demarcação de novas terras.

O cacique Raoni, chefe da etnia caiapó, afirmou que o projeto que propõe passar para o Congresso o poder de demarcação das reservas indígenas, atualmente atribuição do executivo, é "uma nova agressão aos povos originais".

O líder indígena afirmou que as terras reivindicadas pelos índios pertenciam aos seus "ancestrais, até serem invadidas, quando chegaram os brancos e tomaram toda a riqueza".

Na opinião dos indígenas, a alteração das normas para a demarcação de reservas favoreceria os grandes fazendeiros e a empresas que operam em grandes áreas da Amazônia, que contam com o apoio de parlamentares que integram a bancada ruralista.

Enquanto a sessão acontecia, alguns índios, tradicionalmente vestidos, dançaram no plenário do Congresso, onde estão acampados deste terça-feira. EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias