Política

MEIO AMBIENTE

Incêndios florestais aumentaram 109% no estado de SP em 2020

Nos primeiros 5 meses de 2020 o estado de São Paulo registra mais que o dobro de queimadas no mesmo período no ano passado, forçando os animais a fugirem do fogo e invadindo áreas urbanas.

quarta-feira 16 de setembro| Edição do dia

Foto: Prefeitura de Águas da Prata

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no estado de São Paulo ocorreu 109% focos de incêndio a mais que nos primeiros 5 meses de 2019. Em consequência dessas queimadas, houveram um crescimento significativo no número de resgate de animais pelo Corpo de Bombeiros nas cidades de interior, muitos sendo encontrados em áreas urbanas ou em rodovias ao longo do estado.

O descaso do governo Bolsonaro com o meio ambiente é um dos fatores determinantes para o aumento desses focos de incêndio ao longo do país. Desde sua campanha presidencial, o presidente Bolsonaro já vinha com suas declarações odiosas contra o meio ambiente e as organizações de proteção ambiental. Apesar do notório aumento de queimadas nos biomas brasileiros o orçamento destinado à contratação de pessoal de prevenção e controle de incêndios florestais em áreas federais sofreu forte redução entre 2019 e 2020.

Pode te interessar: O passar da boiada em meio às chamas

Desde a tomada de posse do cargo presidencial, mostra-se cada vez mais evidente aos interesses que o presidente Bolsonaro e sua gestão defende, e esses interesses são dos grandes empresários e latifundiários. A Amazônia e o Pantanal estão sofrendo um aumento exponencial do numero de queimadas enquanto o presidente trata com descaso os biomas do território brasileiro e o ministro do Meio Ambiente nega qualquer possibilidade de causas criminosas dos incêndios.

Enquanto isso, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que apesar de ter se colocado como oposição ao governo federal na pandemia, apoiou a campanha do Bolsonaro em 2018 e agora quer implementar a absurda PL 529 no estado, precarizando o trabalho dos servidores públicos enquanto enriquece os banqueiros.

Veja mais: João Doria se aproveita da pandemia para levantar um profundo ataque para os trabalhadores e para o serviço público




Tópicos relacionados

Incêndio   /    São Paulo   /    Meio Ambiente   /    Política

Comentários

Comentar