Juventude

IDEIAS NAS UNIVERSIDADES #1

Ideias nas Universidades #1: Marx, educação e trabalho, EAD e universidades privadas

Nesse primeiro especial, apresentamos reflexões sobre a educação à distância, sua relação com a precarização do trabalho e o ensino privado. E refletimos sobre os 202 anos do nascimento de Karl Marx e a atualidade de seu legado.

domingo 10 de maio| Edição do dia

Nesse especial é um espaço de elaboração coletiva dos militantes da juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária, que buscaram refletir sobre o conhecimento produzido nas de universidades públicas e privadas brasileiras, especialmente como a pandemia do coronavírus vem impactando nas reflexões sobre o papel da educação e do conhecimento que produzimos em nossas universidades, tão atacadas pelo governo Bolsonaro. Trata-se de uma ferramenta militante, uma forma de compartilharmos parte de todo conhecimento que adquirimos em nossas universidades, debatendo como os conhecimentos teóricos que aprendemos nas salas de aulas, sempre devem estar vinculados com as experiências práticas. Algo extremamente necessário diante da crise capitalista e os processos da luta de classes internacional.

Educação e trabalho na pandemia: uma visão marxista sobre EAD e o ataque às humanas

Em meio a um momento histórico da crise sanitária, econômica e política do capitalismo, vemos que a única saída para a burguesia é tentar fazer com que os trabalhadores paguem por ela. A precarização do trabalho avança e junto com ela a precarização da educação, como é visível com o avanço do EAD na pandemia e o aprofundamento dos ataques às ciências humanas. Por que isso é uma necessidade para o sistema?

Por: Úrsula Noronha, estudante de pedagogia da Unicamp

Lalo Minto: "O que tem sido implementado como EaD, quase sempre, é um tipo de ensino precário"

Conversamos com o professor da Faculdade de Educação da Unicamp, Lalo Minto, sobre quais são os projetos de educação à distância implementados no Brasil e como a pandemia do coronavírus está acelerando a implementação dessa forma de ensino.

Por: Faísca - juventude Anticapitalista e Revolucionária

Há 202 anos de seu nascimento, as ideias de Marx renovam sua força para guiar as novas gerações

Há quase dois séculos, sofrendo todo tipo de adulterações e deturpações, a ideia de que é necessário fazer uma revolução proletária para derrubar a burguesia, permanece e se renova a cada geração de jovens que busca o marxismo como resposta à podridão capitalista.

Por: Mariana Duarte, diretora do Centro Acadêmico da Faculdade de Educação da USP

As universidades privadas e sua sede de lucro mesmo com números recordes de mortes

A situação para os estudante de universidades privadas tem sido dramática, mas o grandes monopólios de educação seguem com uma modalidade extremamente precária de ensino à distancia visando apenas seus lucros.

Por: Ana Carolina de Jesus, estudante de Pedagogia da UERJ e Calvin Monteiro, estudante de geografia da UFF




Tópicos relacionados

Especial Ideias nas Universidades   /    Ensino à distância   /    Karl Marx   /    Universidades Privadas   /    Universidade   /    Marxismo   /    Juventude

Comentários

Comentar