Teoria

LEON TRÓTSKI

Homenagem a Leon Trótski, 22 de agosto no Esquerda Diário, a 80 anos de seu assassinato

A 80 anos de seu assassinato, a Rede Internacional Esquerda Diário transmitirá uma produção audiovisual como homenagem a Leon Trótski. A transmissão reunirá vozes de militantes que participam das lutas mais emblemáticas dos Estados Unidos, Europa, Brasil e toda a América Latina. O evento em homenagem e atualidade de Trótski ocorrera neste sábado, 22, às 15h.

quinta-feira 20 de agosto| Edição do dia

Neste sábado, 22 de agosto, às 15h (horário de Brasília, BRT), a Rede Internacional Esquerda Diário irá projetar uma produção audiovisual como homenagem a Leon Trótski nos 80 anos de seu assassinato.

No evento participarão, abordando distintos aspectos de suas elaborações políticas e estratégicas, historicamente e na atualidade: da Alemanha, Stefan Schneider (Revolutionären Internationalistischen Organisation - RIO); da Itália, Giacomo Turci (Frazione Internazionalista Rivoluzionaria - FIR), do Estado Espanhol, Santiago Lupe (Corriente Revolucionaria de Trabajadoras y Trabajadores - CRT); da França, Daniela Cobet (Courant Communiste Révolutionnaire - CCR - que faz parte do NPA, Nouveau Parti Anticapitaliste); do Brasil, Marcello Pablito (Movimento Revolucionário de Trabalhadores - MRT); do México, Yara Villaseñor (Movimiento de Trabajadores Socialistas - MTS); dos Estados Unidos, Madeleine Freeman (Left Voice) e Andrea D’Atri pelo grupo de mulheres feminista, socialista e revolucionário Pão e Rosas.

O encerramento será uma entrevista realizada pela equipe de produção, na Argentina, com Emilio Albamonte (Partido de los Trabajadores Socialistas, PTS).

Como parte da homenagem aos 80 anos do assassinato de Trótski pelas mãos de um assassino a mando de Stalin, nós do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), parte da Fração Trotskista (FT), organizamos um conjunto de iniciativas em uma programação que apresenta e discute o legado e atualidade do trotskismo.

Na segunda-feira desta semana, o Esquerda Diário organizou um debate com a participação de Plínio de Arruda Sampaio Jr. (Contrapoder e PSOL), Bernardo Cerdeira (PSTU), Carolina Cacau (MRT), Israel Dutra (MES-PSOL) e Michel Tunes (CST-PSOL), importantes dirigentes da esquerda socialista nacional.

Como parte do Ciclo de debate Trótski em permanência foram organizados debates como “O trotskismo sobre o fascismo e a questão negra” na terça-feira, 18, que contou com a participação de Letícia Parks; na quarta-feira, 19, uma mesa sobre a História do Movimento Trotskista, com a presença de Gilson Dantas e demais convidados, como pode ser conferido aqui.

Nesta sexta-feira, 21, ocorrerá também a mesa “Vida e morte de um revolucionário”, com Gonzalo Rojas, Luciano Mendonça e Mario Maestri às 19h.

E no sábado, às 15h, o evento da rede internacional Esquerda Diário em homenagem a Leon Trótski, como descrito acima.




Tópicos relacionados

IV Internacional   /    Trotskismo   /    Leon Trótski   /    Internacionalismo   /    Fração Trotskista (FT-QI)   /    Teoria   /    Internacional

Comentários

Comentar