Juventude

DOSSIÊ DIA DOS PROFESSORES

Hoje são eles amanhã seremos nós: professor e estudante nossa luta é uma só

Nesse dia 15 de outubro, em meio a tantos ataques a educação, se faz mais uma vez necessário dizer porque nós estudantes devemos estar ao lado dos professores em suas lutas.

domingo 15 de outubro| Edição do dia

Neste dia 15 comemora-se o dia do professor e este ano os professores do Rio Grande do Sul estão sendo ponta de lança na luta contra o governador do estado José Ivo Sartori que, assim como o Temer, quer acabar com a educação pública com projetos de privatização e sucateamento do ensino médio atrelado ao escola sem partido e a reforma do Ensino Médio.

Em um momento de crise econômica como a que enfrentamos no país, a educação é um dos primeiros setores a ser atacado, não só na qualidade do ensino, mas também nas condições de trabalho dos professores e funcionários. E não é por acaso, o governo golpista quer que a educação pública sirva apenas para formar mão de obra sem pensamento crítico, com uma educação tecnicista e produtivista, tirando a possibilidade de os jovens escolherem suas profissões uma vez que deixa os filhos da classe trabalhadora de fora da produção de conhecimento das Universidades, tanto pelo filtro social que são os vestibulares quanto pelas altas mensalidades das faculdades privadas.

Nesse contexto, a Juventude tem o papel de apoiar e se inspirar muito na luta dos professores do Rio Grande do Sul. Como futuros trabalhadores (e professores, inclusive), devemos defender com unhas e dentes a educação que queremos, uma educação pública, gratuita e de qualidade, que sirva aos interesses da classe que paga por ela, que desenvolva o pensamento crítico e que reflita a sociedade para modificá-la.

Nesse dia dos professores prestamos todo nosso apoio a todos os professores que lutam em defesa da educação, a todos os professores que trabalham por uma sociedade melhor, pois todos nós temos um professor que, de algum modo, modificou nossas vidas e fez parte do que somos hoje e do que seremos no futuro




Tópicos relacionados

Dossiê Dia dos Professores   /    Juventude

Comentários

Comentar