×

DIREITA PASSANDO VERGONHA | Hashtag #AGreveFracassou pode ser falsa

Há indícios de que a hashtag #AGreveFracassou contrária a greve geral do 28A, que ficou nos trending topics na Índia, seja falsa levantando suspeita de uso de robôs.

domingo 30 de abril de 2017 | Edição do dia

De acordo com a Carta Capital, existe indícios de que a hashtag #AGreveFracassou contrária a greve geral fez sucesso na Índia ficando entre os trending topics seja falsa. A situação inusitada levantou a suspeita de uso de robôs.

Durante a paralisação, travou-se uma disputa aguerrida nas redes sociais entre as hashtag #BrasilEmGreve e a #AGreveFracassou. Enquanto a primeira chegou a ficar no segundo lugar nos trending topics do Brasil, o crescimento da segunda foi comemorada por aqueles contrários a greve.

Uma postagem no perfil do Twitter do site Trendsmap chamou a atenção pelo post do perfil do Trendsmap India que avisava que a #AGreveFracassou chegou, escrita em português, aos trending topics do país asiático de 1,3 bilhão de habitantes. Este dado levanta suspeita sobre o uso dos bots, robôs que geram contas falsas e espalham conteúdo em escala industrial, na discussão política sobre a greve.

De acordo com a reportagem da Deutsche Welle, os perfis falsos e bots muitas das vezes vêm de locais conhecidos como ’’click farms’’, fazendo de cliques onde pessoas trabalham criando perfis falsos e aumentando a popularidade de clientes. Consultado pela reportagem do site Carta Capital, o especialista em redes sociais Torsten Muller diz que o uso de tal expediente é comum entre os partidos políticos.

Inúmeros sites como a Veja e o UOL fizeram votações para saber se a população estava a favor ou não da greve e ambos sites o ’’a favor da greve’’ ganhou. Houve momentos em que, durante a consulta sobre o 28A, os favoráveis estavam muito a frente dos contrários. Isto mostra que quando os trabalhadores entram em cena, a mídia e a direita precisa fazer mil malabarismos para esconder a força da classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias