Gênero e sexualidade

Hamburgueria faz piada com a violência das mulheres, batizando sanduíche com ’repOLHO ROXO’ de Maria da Penha

terça-feira 27 de novembro| Edição do dia

Em uma conjuntura que está a direita no país, a opressão contra a mulher em vez de ser vista como algo bastante sério e que precisa ser combatida vira motivo de chacota e algo para poder ser explorado financeiramente. Foi o caso de uma hamburgueria de Salto, que causou revolta nas redes sociais após lançar um Sanduíche batizado de ’’Maria da Penha’’, em alusão a Maria da Penha, Mulher que ficou paraplégica após tomar um tiro do marido e que batizou a lei de proteção às mulheres contra agressões.

O sanduíche oferecido pela hamburgueria leva repolho roxo como um dos principais ingredientes, e as palavras olho roxo foram destacadas para a evidenciar a ’’brincadeira’’ com a opressão que as mulheres sofrem todos os dias. Isso causou revolta na internet e fez com que os internautas acusassem o restaurante de fazer apologia à violência contra a mulher. Em resposta a esta indignação, a hamburgueria ainda teve a coragem de provocar aqueles que estavam revoltados com a situação, rebatizando o sanduíche para ’’Censurado’’ e depois para ’’Um lanche com repolho’’.

O site G1 conversou com uma das jovens que fez uma postagem sobre o nome do lanche que viralizou nas redes sociais. Michele Duarte fala da quantidade de mulheres que denunciam casos de violência domestica. Em suas palavras ’’Primeiro, o dono colocou o nome de ’’Maria da Penha’’ e, na descrição do lanche, coloca em caixa alta e com cores diferentes a expressão ’olho roxo’’, deixa nítido o que ele quis passar. É uma ligação muito forte e, ao mesmo tempo, ofensiva, depois que analismos a quantidade de mulher que apanha todos os dias dentro de caso por motivos afins’’,

Já faz um certo tempo que a extrema direita vem fazendo uma forte propaganda contra os direitos das mulheres, contra o feminismo e uma propaganda velada pela violência das mulheres. Ela tem medo do poder que as mulheres já demonstraram na rua e que se mostrou um enorme limite mesmo na eleição de Bolsonaro. Uma das consequências desta propaganda contínua contra o feminismo e os direitos das mulheres e ter gente que se acha no direito de usar o estabelecimento para caçoar das mulheres.




Tópicos relacionados

Governo Bolsonaro   /    Mulheres Contra Bolsonaro   /    Bolsonaro   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar