×

Contra o SUS | Hackers de extrema-direita invadem site do Ministério da Saúde e Conecte SUS está fora do ar

Hackers invadiram o site do Ministério da Saúde na madrugada dessa sexta-feira (10) e saiu do ar.

sexta-feira 10 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Na quinta-feira (9), Manuela D’Ávila já havia afirmado que sua carteira de vacinação havia sido adulterada no sistema do Ministério da Saúde. Além de resgate, fica evidente que ataque hacker é da extrema-direita.

Plataformas como a DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS foram atingidas. A reportagem do Esquerda Diário foi conferir e não conseguiu entrar no Conecte SUS. Em alguns computadores, a tentativa de entrar no site do Ministério esbarra com a seguinte mensagem: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos”.

No topo da página, um “ransomware”, software feito para causar danos a um servidor. Os hackers fazem um pedido de resgate dos dados: pedem um contato através do Telegram “caso queiram o retorno dos dados”. É tipo sequestro.

Usualmente esse tipo de resgate exigem-se criptomoedas.

O desaparecimento de dados podem comprometer milhões de pessoas, a começar pela comprovação da carteira de vacinação que neste momento não conta com a possibilidade digital.

A extrema-direita se utiliza de práticas nefastas desse tipo para ganhar dinheiro, mas também atacar serviços públicos, e de quebra fazer ofensivas misóginas contra figuras públicas como Manuela d’Ávila. Trata-se de um ataque contra o SUS e contra os serviços públicos no país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias