×

Revolução Haitiana | Há 221 anos, se iniciava batalha dos negros no Haiti por libertação

quinta-feira 7 de maio de 2015 | 00:01

Em maio de 1794, os Jacobinos Negros, liderados por Toussaint L’Ouverture, iniciam a revolução haitiana, iniciando o processo que culminou com a abolição da escravatura e abriu o processo revolucionário de independência do Haiti das amarras colonialistas da França.

Os escravos já protagonizavam desde 1791 uma revolta contra as condições bárbaras a que eram submetidos, e, inspirados pelos ideais da revolução francesa, passaram a reivindicar sua liberdade. Toussaint L’Ouverture, um filho de escravos autodidata se consagrou como grande dirigente deste processo.

Hoje, o povo haitiano segue sendo explorado de outras formas pelos países imperialistas, e vive uma situação extrema de pobreza e opressão. Recentemente, em fevereiro, como noticiamos, uma greve geral pedia redução no preço da gasolina e a renúncia do presidente Michel Martelly (link http://www.ler-qi.org/Greve-geral-n... )

As tropas do Exército brasileiro vergonhosamente atuam como "força de ocupação" contra o Haiti, completando 11 anos dessa ação reacionária a serviço dos interesses imperialistas. É a prova cabal de que o reformismo petista e seus apoiadores "progressistas" só podem servir como lacaios dos imperialistas e dos grandes monopólios. A libertação nacional, o direito à autodeterminação dos povos, o internacionalismo são tarefas que apenas a classe operária e os oprimidos, liderados pelos socialistas revolucionários internacionalistas, podem cumprir.

FORA O IMPERIALISMO DO HAITI E DA AMÉRICA LATINA!
FORA AS TROPAS BRASILEIRAS E DA MINUSTAH!
PELA AUTODTERMINAÇÃO DO POVO HAITIANO!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias