×

DELAÇÃO ODEBRECHT | Guido Mantega é acusado por Odebrecht por usar dinheiro do BNDES para doação

Marcelo Odebrecht relatou aos procuradores da Lava Jato, em roteiro para negociar sua delação premiada, que o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o ex – ministro da Fazenda Guido Mantega são os responsáveis por cobrar doações para a campanha de Dilma em 2014. De acordo com o empreiteiro, o ex-presidente e herdeiro do grupo que leva seu sobrenome e que está preso desde junho de 2015 no Paraná, Coutinho e Mantega dividiam a tarefa de obter o compromisso de doações entre empresários que tinham financiamento do BNDES para projetos do exterior

segunda-feira 9 de maio de 2016 | Edição do dia

Depois do poder Judiciário ter afastado o Eduardo Cunha e processado o Senador Aécio Neves do PSDB pra dar uma aparência de neutralidade a esta instituição, novamente mostra que a sua intenção ainda continua sendo derrubar o PT pra colocar no governo alguém que imponha ataques mais duros que o PT está aplicando. O que mostra mais uma vez que a intenção do Judiciário não é combater a corrupção.

Existe uma disputa entre frações da burguesia onde de um lado temos os setores das empresas trans-latinas que tem forte presença no exterior e de setores burgueses mais imperialistas. Por trás da operação Lava-Jato é revelado os interesses dos setores imperialistas em entrar com tudo na concorrência com estas empresas brasileiras com certa vantagem perante o Estado brasileiro.

Este caso mostra de outro lado, a total subordinação e dependência destas empresas brasileiras com os setores imperialistas fruto da própria formação histórica brasileira e de sua burguesia. Estamos vendo estas empresas imperialistas avançarem mais no país e as trans-latinas não esboçaram nenhuma reação, pois se fizessem teriam que bater de frente com a imensa e poderosa classe operaria brasileira.

Por trás da manobra reacionária que está em curso no país hoje, estão os interesses destes setores imperialistas que serão favorecidos com os ataques aos trabalhadores e demais setores populares que serão desferidos pelo golpista Michel Temer. Não podemos confiar nenhum centímetro que as instituições burguesas serão capazes de punir os empresários e políticos envolvidos em escândalo de corrupção.

Neste sentido é preciso lutar contra os ajustes que virão de forma independente, denunciando o governo golpista de Temer pra conseguir impor através da luta dos trabalhadores e da juventude uma assembleia constituinte livre e soberana que seja capaz de impor uma medida de expropriar todos os setores envolvidos com algum escândalo de corrupção e colocá-los sob controle dos trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias