×

CULTURA E MARXISMO | Grupo de estudos Cultura e Marxismo discute "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", de Walter Benjamin

O grupo de estudos Cultura e Marxismo, impulsionado pela Juventude Faísca -Anticapitalista e Revolucionária, na quarta, 11/04, trouxe a leitura e discussão da primeira versão do texto “a obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica” publicado em 1936 pelo teórico da escola filosófica de Frankfurt, Walter Benjamin.

sexta-feira 13 de abril de 2018 | Edição do dia

A reflexão girou entorno do que o autor coloca em relação as técnicas de reprodução artística em massa – principalmente a fotografia e o cinema falado – que se desenvolvem numa lógica mercadológica, na qual a arte é reproduzida massivamente visando somente o lucro de terceiros, ao mesmo tempo que tal lógica cria uma contradição pois torna a arte cada vez mais próxima das massas.

A partir de pensar que a fotografia "toma" o lugar da pintura, já não é mais papel desta retratar. Cada vez mais a artes plásticas se afasta de seu papel inicial: místico e voltado para representação de figuras, progressivamente, ainda mais dado que as vanguardas surgem no contexto da segunda guerra mundial e do fascismo, a arte vai se tornando ainda mais social, conflitando com o conceito da "arte-pela-arte".

A massificação da arte feita pelo capitalismo com a reprodutibilidade técnica preza pelo lucro, porém é criado uma contradição: a exposição e o alcance dessa arte mais social sendo trazida para as massas, nos limites do capitalismo.

Concluímos então que arte sempre estará subordinada aos grilhões do mercado dentro do capitalismo, e somente será possível uma arte totalmente livre a partir do fim desse sistema.

Prosseguiremos nossa discussão sobre arte independente e revolucionária com o Manifesto da F.I.A.A.R.I, escrito em 25 de julho de 1938 pelo dirigente bolchevique Leon Trotsky e pelo teórico do Surrealismo André Breton e assinado pelo muralista Diego Rivera. O grupo será realizado no dia 24/04 às 12h e às 18h no prédio da Letras.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias