×

Campus Virtual do Esquerda Diário | Grupo de Estudos Nordeste inicia suas atividades do ano debatendo o curso Uma visão marxista do Brasil

Neste ciclo, será debatido o curso Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022 seguindo suas aulas. O primeiro encontro será na próxima quarta-feira 23 de março as 17h30.

quarta-feira 16 de março de 2022 | 21:16

O curso que se encontra no Campus Virtual de Esquerda Diário irá oferecer uma visão marxista original da história recente do Brasil, focada no papel das massas e da luta de classes na conformação da realidade social e dos cenários políticos e econômicos do país. Contrariamente ao que se poderia esperar, consideramos essa uma lacuna enorme para a esquerda brasileira, sendo necessário um estudo rigoroso e que tire os balanços e lições políticas de nossa própria história. A essa tarefa buscaremos contribuir com o melhor do arsenal teórico do marxismo clássico e contemporâneo, analisando a formação econômico-social brasileira entre os anos 1964-2022.

O curso, gratuito, está sendo disponibilizado em uma aula por mês, no último sábado de cada mês, no Campus Virtual do Esquerda Diário e em nosso canal do YouTube. A proposta é que nossos encontros do Grupo de Estudos Nordeste do Campus Virtual do Esquerda Diário, também gratuito, acompanhem essa periodicidade, sendo o primeiro encontro na próxima quarta-feira, 23 de março às 17h30.

Neste primeiro encontro iremos debater a aula introdutória (clique aqui para acessar a aula introdutória) do curso.

Ao longo das aulas daremos especial atenção às últimas quatro décadas, passando pelo ascenso operário que se inicia em 1978, a transição pactuada pós-ditadura, as crises para a implantação do neoliberalismo no Brasil, a experiência dos governos petistas, até o golpe institucional, o bolsonarismo e o cenário colocado para o Brasil com as eleições de 2022.

Para as aulas, teremos um total de catorze expositores, incluindo pesquisadores acadêmicos e lutadores sociais que atuam nos sindicatos e diversos movimentos, num contexto imperialista onde se atualiza sua definição leninista de imperialismo como um momento de crises, guerras e revoluções. Apresentamos uma visão coerente que é parte da elaboração militante coletiva de nossa corrente, em luta pela construção de um verdadeiro partido revolucionário em nosso país e em nível internacional.

A inscrição gratuita ao curso se faz no site do Campus Virtual do Esquerda Diário: https://campus.esquerdadiario.com.br/

Pela sua vez a inscrição também gratuita ao Grupo de Estudo se realiza através deste correio eletrônico: [email protected]




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias