Educação

Grupo de Estudos Marx e dialética / UnB

Está sendo formado na UnB um grupo de estudos sobre Marx, sua teoria e a dialética, no qual estudantes, funcionários, professores e membros da comunidade externa podem participar desse grupo que, periodicamente, a partir de textos de Marx e Engels, se reunirá para discutir e se apropriar de obras clássicas de Marx e, acima de tudo, do seu pensamento dialético e sua práxis.

terça-feira 24 de setembro| Edição do dia

No primeiro encontro, trataremos de parte do Anti-Duhring [livro do inseparável parceiro de Marx, Friedrich Engels] que trata da lógica dialética. Marx e Engels são os fundadores do moderno materialismo dialético e o livro de Engels traz seus fundamentos didaticamente explicados.

As discussões terão uma fala de abertura sobre o tópico, de parte do prof. Gilson Dantas [Pesquisador do NEPPOS e pós-doutor em Políticas Sociais] que fará a moderação dos debates.

O objetivo é que cada membro do grupo participe ativamente dos debates, trazendo suas contribuições, para que juntos amadureçamos no pensamento materialista histórico e dialético em torno de Marx e Engels. Os próximos tópicos serão escolhidos pelo grupo.

O grupo tem o apoio da mídia independente Esquerda Diário e o formato será o de encontros de 2-3 horas, na UnB, em horário a ser livremente definido pelo grupo. Para o primeiro encontro, propomos dia 10/10, às 17h30, na sala B1-244.

O texto indicado para esse primeiro encontro é o das unidades XII e XIII da seção I, do livro de Engels, intituladas Dialética: quantidade e qualidade e Dialética: negação da negação. Os textos estarão disponíveis na xerox do DCE, pasta 68 - Gilson Dantas.

Você pode se inscrever no Grupo de Estudos através do e-mail letsoliva31@gmail.com e whatsapp 61 982687278 com Letícia, coordenadora do grupo, mestranda da UnB - Departamento de Comunicação e membra do NEPPOS.




Tópicos relacionados

Grupo de Estudos Marx e Dialética   /    Karl Marx   /    UnB   /    Educação   /    Brasília   /    Teoria   /    Juventude

Comentários

Comentar