×

GREVE NA EDUCAÇÃO CAMPINA GRANDE PARAÍBA | Greve dos profissionais de educação em Campina Grande, Paraíba

Sem condições mínimas de trabalho, profissionais da educação decidem em assembleia virtual por greve em Campina Grande, Paraíba.

quinta-feira 4 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

Imagem: SINTAB

Na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, cerca de 500 profissionais da educação decidiram em assembleia de base virtual do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (SINTAB), realizada no dia 1º de fevereiro, a entrada da categoria em greve em defesa da vida no marco da profunda crise sanitária e para cobrar direitos negados.

Diante de um quadro de Pandemia, com mais de 227 mil mortes no país, os profissionais de educação entenderam que a crise sanitária não está controlada, sendo inviável o retorno das aulas como pretende a prefeitura Municipal de Campina Grande.

Frente ao quadro pandêmico que no Estado da Paraíba, com dados de 04 de fevereiro deste ano, posui o saldo 4.096 óbitos, colocando a Paraíba na quinta posição da região Nordeste do ranking de mortes por Covid-19, os profissionais de educação colocam as seguintes observações e reinvidicações do movimento grevista:

  1. Em 2020 as aulas remotas ocorreram sem nenhum suporte da prefeitura municipal de Campina Grande. Individualmente cada professor e professora arcaram com os custos de equipamentos para realização das aulas. Além disso, muitos alunos não possuem celular ou acesso à internet. Diante disso, os professores decidiram que só retomam as aulas se a prefeitura operar as condições mínimas de trabalho e com um controle mais efetivo da pandemia;
  2. As progressões estão congeladas na secretária da administração municipal. Os processos analisados e deferidos foram engavetados pela prefeitura.
  3. O 14º salário não foi pago a muitas escolas, apesar de ser garantido por lei municipal;
  4. Todo mês os servidores de apoio tem problemas na recarga do vale transporte e sempre falta os Equipamentos de Proteção Individuais.

De acordo com Franklin Ikaz, Diretor de política e formação do SINTAB, podemos acrescentar que no dia 31 de janeiro a professora da rede municipal de educação Christianne de Fátima foi à óbito, tendo por causa a Covid-19, além do fato de Campina Grande concentrar mais de 12% dos óbitos do Estado, fica atrás apenas da Capital João Pessoa com 31% de acordo com dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde.

Tais reinvindicações mínimas demonstram como prefeitos também não seguem uma linha diferente daquela praticada pelo governo Bolsonaro de jogar toda a responsabilidade da pandemia nas costas da classe trabalhadora. Não fornecer o mínimo como EPIs, desconsiderar a precariedade das condições materiais para a realização das aulas e querer um retorno físico das atividades com vários alunos por turma implica em desconsiderar a proliferação da pandemia. Toda forma de realizar um retorno às aulas sem um atendimento e provimento de condições básicas de trabalho implica colocar a vida dos profissionais em educação em risco,

Mais do que um serviço público de saúde, é urgente que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja dirigido pelos profissionais de saúde, é preciso revogar as contrarreformas que atendem aos interesses das diferentes frações burguesas em consonância com setores golpistas a exemplo do Congresso e STF. Além disso, é importante a construção de uma frente única proletária que centraliza os interesses da classe trabalhadora como posição tática, sem nenhuma aliança com setores golpistas da política brasileira.

Desde o Movimento Revolucionário dos Trabalhadores, que impulsiona o Jornal Esquerda Diário nos solidarizamos com os professores em greve. Temos lutando desde o início da Pandemia, exigindo a realização de testes massivos para o controle da Covid-19,fornecimento de vacinas para todos; anulação das patentes que geram lucros aos laboratórios farmacêuticos e nacionalização da produção de fármacos e laboratórios sob direção da classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias