Mundo Operário

URGENTE GREVE METRÔ-SP

Greve dos metroviários impõe liminar contra privatização

Forte greve dos metroviários desta quinta-feira (18) em São Paulo derrubou leilão das linhas 5 Lilás e 17 Ouro que ocorreria amanhã (19).

quinta-feira 18 de janeiro| Edição do dia

Desde a madrugada desta quinta-feira, os metroviários estão com suas atividades paralisadas com grande adesão da categoria e apoio da população contra a privatização do metrô, o aumento da tarifa e as demissões arbitrárias dos metroviários.

Frente a enorme ilegalidade do leilão que privatizaria as linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô, alguns parlamentares, sindicatos e movimentos sociais moveram ações contra a entrega das linhas à iniciativa privada.

Acabamos de receber a notícia de que uma dessas ações, movida por vereadores do PSOL, foi acatada pelo Juiz Adriano Marcos Laroca que soltou decisão onde suspende o leilão que ocorreria na manhã dessa sexta feira (19). A decisão impõe ainda multa diária de um milhão de reais além de sanções administrativas e criminais caso não seja cumprida.

Apesar das atitudes anti sindicais do Metrô, das mentiras do governador e do secretário de transportes e do acobertamento da mídia, a greve dos metroviários mostrou a sua força com grande adesão e paralisação da maior parte do serviço do Metrô.

A população cansada da precariedade dos transportes e das altas tarifas demonstrou o seu apoio aos metroviários durante os esclarecimentos nos piquetes feitos nas estações durante toda a manhã de hoje.

Veja também: "Apoio popular à greve do metrô obriga impensa a divulgar a opinião dos trabalhadores"

Essa decisão judicial é fruto da força que tem a greve dos metroviários junto ao apoio da população e que possibilitou essa derrota ao governo Alckmin. Essa unificação é a que pode barrar definitivamente a privatização e seguir na luta contra o aumento das tarifas.

Sabemos que nossos inimigos podem estar se preparando para derrubar essa decisão judicial, portanto devemos manter fortemente a nossa mobilização.
A categoria mantém o ato amanhã, às 9h em frente à Bolsa de Valores contra o leilão.

Veja vídeo de apoio da população à greve dos metroviários:




Tópicos relacionados

Greve   /    São Paulo   /    Metrô   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar