×

FUNAI | Greve da Funai realiza ato contra Marcelo Xavier e por justiça por Bruno e Dom em Brasília

Aconteceu hoje, em Brasília, um ato dos trabalhadores da Funai, que estão em greve contra o presidente Marcelo Xavier, ex-delegado e aliados de Bolsonaro, por Justiça por Bruno e Dom, e também denunciam as condições de trabalho. Todo apoio à greve dos servidores da Funai!

quinta-feira 23 de junho | Edição do dia

Nesta quinta-feira (23), um ato dos trabalhadores da Funai que estão em greve mediante a situação nefasta e contraditória do órgão com a presidência de Marcelo Xavier, que nada mais representa do que um interventor da política higienista e assassina de Bolsonaro dentro da instituição. Os trabalhadores reivindicam a saída do reacionário presidente da Funai e aprofundamento nas investigações das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.

Xavier foi, justamente, o principal responsável pelo desligamento de Bruno Pereira da Funai, em 2019, quando Bruno saiu alegando obstáculos impostos pelo governo Bolsonaro e a presidência de Xavier para continuar seu trabalho na defesa das comunidades indígenas.

A greve aconteceu quando, após as mortes, o presidente da Funai ainda declarou que era complicado porque os dois haviam entrado nas terras indígenas sem comunicação ao órgão. Após isso, Xavier não publicou nenhuma retratação e ainda negou qualquer reunião com os funcionários, que reivindicavam falar do caso mas foram ignorados.

É preciso lutar por Justiça por Dom e Bruno, com greves e atos massivos por todo o país e por uma investigação independente, conformada pelos sindicatos, movimento indígena e demais movimentos sociais. O Estado é responsável! A greve da Funai e as lutas dos povos indígenas mostram o caminho. As centrais sindicais precisam convocar mobilizações já!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias