×

SINTUSP FICA | Grande mídia repercute ataque da USP contra o sindicato

Nos últimos dias, a grande imprensa e até mesmo a TV do Metrô tem noticiado o ataque que a reitoria da USP tenta impor aos trabalhadores retirando a sede do sindicato. E, dessa forma dificultando o acesso dos trabalhadores ao sindicato e seu direito à organização sindical.

sexta-feira 6 de janeiro de 2017 | Edição do dia

O portal G1 destacou a presença ostensiva da PM “O Sintusp também divulgou imagens que mostram pelo menos 12 policiais militares observando a colocação das grades nesta terça-feira, sendo que um deles está armado com uma metralhadora.” O objetivo da reitoria de aniquilar o direito de organização sindical dos trabalhadores fica evidente quando a Congregação da ECA desmente reitoria quanto a suposta necessidade do espaço “A Congregação da ECA considera a importância da organização dos trabalhadores da universidade e, por esta razão, defende que haja uma sede para o Sintusp, assim como há uma sede para a Associação dos Docentes, Adusp".

A agência Brasil de Fato, destaca a falta de diálogo da reitoria “O governador Geraldo Alckmin diz que reintegração não se dará sem diálogo; ações da Reitoria mostram o contrário”. Na mesma notícia, o deputado estadual Carlos Gianazzi “caracteriza a medida como "fascista, autoritária e sem precedentes na Universidade". “Nem os militares fizeram isso: cercar para impedir, na verdade, a entrada e a organização tanto do movimento estudantil quanto do movimento sindical””

Rede Brasil Atual

A TVT mostrou alguns momentos do conflito.

CUT denuncia objetivo da USP de acabar com o sindicato

Em seu site, a CUT denuncia a tentativa do reitor Marco Antônio Zago de expulsar o sindicato de dentro do campus, retirando a sede na qual o Sintusp está desde 1968.

A central sindical relembrou que o objetivo de Zago é acabar com a influência do sindicato dentro da USP para implantar a meritocracia, como declarou em entrevista à revista Veja, em 2014. Veja na foto abaixo:

Além disso, diversas entidades sindicais e políticas, intelectuais e parlamentares manifestaram apoio à permanência da sede do Sintusp.

Jorge Luiz Souto Maior, professor da Faculdade de Direito da USP, organizou um Manifesto contra o despejo do Sintusp que conta com milhares de assinaturas.

Deputado Estadual Carlos Gianazzi e o Vereador de São Paulo Eduardo Suplicy

SINTET-UFU O Sindicato dos Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia

Sintrajud Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Estado de SP

Veja mais apoiadores aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias