×

CRISE SANITÁRIA NO AMAZONAS | Governo do Amazonas prolonga toque de recolher anoite mas autoriza funcionamento de academias de dia

No Amazonas o governo estadual prorrogou o toque de recolher, das 19h às 6h até o dia 7 de Março. Embora tenha realizado essa medida, o governo liberou o funcionamento de academias e serviços similares que poderão funcionar das 6h às 11h, de segunda à sábado, desde que funcionem com no máximo 50% da capacidade.

sábado 27 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Agência Brasil

No Amazonas o governo estadual (Wilson Lima - PSC) prolongou o toque de recolher, das 19h às 6h até o dia 7 de Março usando como desculpa a contenção da contaminação da COVID-19. Como contra ponto a essa demagógica decisão o governo liberou o funcionamento de academias e serviços similares que poderão funcionar das 6h às 11h, de segunda à sábado, desde que funcionem com no máximo 50% da capacidade.

Segundo o G1 o decreto anterior emitido pelo governo do Estado tinha liberado o comércio por drive-thru e serviços de beleza domicílio.

Ao todo, o Estado do Amazonas soma um total de 10.784 mortes por Covid-19 figurando assim, entre os 10 Estados brasileiros com mais mortes. Além disso, Manaus é um dos municípios do Estado que tem mais sofrido com o descaso do poder público.

Leia mais em: Desprezo dos governos: registros de mortes por covid no Amazonas de 2021 supera 2020

A preocupação aumenta quando visualizamos o desenvolvimento de uma nova cepa viral na região (P1) que tem apresentado um maior nível de contágio

Além desses dados, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a taxa de transmissão (Rt) está em 0,92, ou seja, entre 100 infectados, a Covid-19 é transmitida para outras 92 pessoas. Desde o dia 2 de Janeiro de 2021 o Estado do Amazonas tem promulgado ações restritivas, após um segundo surto da doença, com níveis recordes de internações. O drama continua com a ausência de oxigênio nas unidades de saúde, o que tem obrigado a pacientes do Estado serem transferidos para outras regiões do país.

É um absurdo que se mantenha o toque de recolher noturno sob o discurso demagógico de que é para conter a circulação do vírus. O vírus não possui um horário de circulação, ele contamina jovens e trabalhadores que estão sendo obrigados a trabalhar diariamente, pois nunca tiveram direito à quarentena real e seguem lotando os transportes públicos, conhecidos meios de aglomeração proletária, já que o comércio e a indústria seguem funcionando normalmente.

A verdade é que o governo do Amazonas, que acumula descaso e negligencia com a população, não tomou nenhuma medida efetiva para contenção da disseminação do vírus desde o começo da pandemia. Sem testes, EPIs, quarentena racional, sem oxigênio, sem vacina.

Pode te interessar: BARBÁRIE: pacientes com Covid em estágio grave são amarrados em macas por falta de sedativos

Descaso de Bolsonaro com a crise do Amazonas faz estado receber 76 mil vacinas a menos que o esperado

A demagogia em forma de toque de recolher noturno tem se tornado comum entre os governos, medidas que de fato não servem para conter a disseminação do coronavírus, mas que em si da ainda mais armas para os estados repririrem a população jovem, enquanto priorizam a economia, com comércios abertos e até academias.

Veja também: ABC paulista terá lockdown noturno para aumentar repressão, e manterá tudo aberto de dia




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias