Política

ATAQUE À CIENTEC RS

Governo de Sartori anuncia o fim da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec)

quarta-feira 18 de outubro| Edição do dia

De acordo com a denúncia feita pelo Coordenador do Núcleo de Inovação de Transferência de Tecnologia (NITT) da Cientes, o engenheiro Paulo José Gallas, o governo anunciou que encerrará as atividades da Cientec em uma reunião realizada com o presidente da instituição e a Secretaria Geral de Governo, os responsáveis pelo plano de “modernização” (leia-se, desmonte) do RS e outras autoridades.

Na reunião, os representantes do governo afirmaram que encerrarão imediatamente as atividades da Cientec, e que novos serviços não devem ser iniciados, mas os que estão em andamento devem ser concluídos. Além disso, estão vetados novos contratos ou convênios, bem como a prorrogação dos já existentes.

Ainda de acordo com o coordenador, o governo afirmou que os trabalhadores considerados “não estáveis” serão demitidos e os estáveis serão transferidos via Secretaria de Recursos Humanos. A previsão é de que até o final do ano as atividades da Fundação sejam encerradas definitivamente.

É mais um ataque do governo Sartori contra o patrimônio público do RS, afetando diretamente o desenvolvimento público de ciência e tecnologia e colocando na rua trabalhadores. A luta em defesa da Cientes deve ser parte do combate unificado dos servidores estaduais e também dos municipários em Porto Alegre que resistem aos ataques de Marchezan. Somente unidos poderemos barrar os ataques.




Tópicos relacionados

RS   /    Rio Grande do Sul   /    Sartori   /    Crise gaúcha   /    Política

Comentários

Comentar