Educação

CRECHES

Governo Alckmin entrega 13,9% das creches e pré escolas prometidas

quinta-feira 4 de agosto| Edição do dia

Ironicamente o projeto foi elaborado com o objetivo de reduzir o déficit nas vagas correspondentes a esse período escolar, ampliando o acesso à escola pelas crianças.

O PNE (Plano Nacional de Educação) prevê que todas as crianças nessa etapa devem ter acesso a escola até o fim desse ano , porém a realidade apresentada difere escandalosamente da pretensão , há 1,4 milhão de crianças de 0 a 3 anos fora da escola no Estado de São Paulo junto com outras 71,4 mil crianças em idade pré escolar sem acesso a educação.

O governo Alckmin diz que já foram firmados 601 convênios do Creche Escola, 559 deles no interior e outros 42 na capital. Destes, 368 ainda estão em execução, além de 80 em projeto ou em licitação. Contudo o cenário educacional é precário , das 1 mil unidades previstas para serem entregues até o ano 2014 à população, apenas 139 foram concluídas até este mês. Entre os empecilhos colocados para a não entrega das obras estão problemas burocráticos, falha nos contratos e a suspensão do repasse de verba pelo Estado.

Desde o projeto de reorganização escolar o Tucano Alckmin vem mostrando o desmazelo com a educação no Estado, mostrando sua face truculenta fechando escolas e reprimindo estudantes secundaristas que lutavam pelo direito básico e constitucional de poderem continuar estudando em suas escolas.

E agora então a resposta desse mesmo governo para as demandas educacionais básicas dentro do Estado de São Paulo é a negligência no repasse das verbas devidas para a construção de novas escolas como um direito à população, tendo como pano de fundo a crise econômica instaurada no País. Enquanto o governo Alckmin se mantém usurpando a merenda nas escolas, perdoando dívidas milionárias que se somam a quase 116 milhões de grandes cartéis franceses, permitindo o atraso de obras públicas, quem verte sangue e suor com o cenário obviamente é a classe trabalhadora que é forçada a pagar do próprio bolso creches particulares caras e distantes de suas moradias, arrochando ainda mais a renda familiar enquanto grandes somas de dinheiro público não são investidos e revertidos em benefícios de qualidade à população.




Tópicos relacionados

Alckmin   /    São Paulo   /    Educação

Comentários

Comentar