×

ORÇAMENTO SECRETO | General Ramos assinou o projeto que criou orçamento secreto “tratoraço”

O atual ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, participou diretamente da articulação e criação do orçamento secreto para favorecer políticos aliados do governo, o chamado “tratoraço”.

quarta-feira 19 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: Werther Santana/Estadão

Braço direito de Jair Bolsonaro, Ramos era chefe da Secretaria de Governo quando reformulou uma proposta, antes barrada pelo presidente, para criar uma emenda de relator-geral usada pela equipe para distribuir R$ 3 bilhões e conquistar o controle do Congresso. Desde que o caso foi revelado, o presidente Bolsonaro nega a existência do esquema.

Sobre o assunto: Enquanto faltam vacinas e a fome aumenta, esquema secreto de Bolsonaro destinou 3 bilhões para comprar apoio do Centrão

A operação de Ramos ocorreu três semanas após Bolsonaro vetar a tentativa do Congresso de criar a RP9. Mas, quando Ramos ressuscitou a proposta, Bolsonaro trocou as justificativas que usou para barrar a medida pela criação de um orçamento que lhe permitira escolher quais parlamentares seriam beneficiados com bilhões de reais. No mesmo projeto enviado ao Congresso, o general da reserva chegou a incluir no texto um artigo, o 64-A, que dava ao Congresso o direito de indicar o que deveria ser feito com o dinheiro.

Leia também: General Luiz Eduardo Ramos da Casa Civil foi um dos articuladores do orçamento secreto

Em fevereiro, com o orçamento secreto, ele garantiu as vitórias dos aliados Arthur Lira (Progressistas-AL), na Câmara, e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), no Senado. Segundo um dos presentes no esquema, o braço direito do ministro, Jonathas Assunção de Castro, foi alertado de que as negociações para divisão do dinheiro já estavam em curso e o veto tornaria essa operação ilegal. Toda negociação dos parlamentares para divisão do dinheiro da RP9 foi feita no gabinete da Secretaria de Governo, pasta que Ramos comandava quando assinou o texto.

Pode interessar: As tensões nas Forças Armadas para além do jogo de cena




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias