Sociedade

CORTES NAS CIÊNCIAS

Ganhadores do Nobel enviam carta a Temer contra os cortes na ciência

23 ganhadores do Prêmio Nobel nas áreas da Física, Química e Medicina enviaram na última sexta (29) uma carta a Michel Temer requerendo mudanças na postura do golpista quanto aos cortes no setor de ciência e tecnologia “antes que seja tarde demais”.

domingo 1º de outubro| Edição do dia

23 ganhadores do Prêmio Nobel nas áreas da Física, Química e Medicina enviaram na última sexta (29) uma carta a Michel Temer requerendo mudanças na postura do golpista quanto aos cortes no setor de ciência e tecnologia “antes que seja tarde demais”. Além disso, 250 pesquisadores da área de Matemática demonstraram repúdio os cortes de Temer em carta enviada à presidência no início da semana.

Após um corte de 44% no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI) neste ano, pesquisadores e estudantes têm alertado sobre o retrocesso que isso significa para a ciência brasileira. O que mais preocupa os cientistas signatários ca carta é que o orçamento previsto para o ministério em 2018 diminuirá em 15%.

O vencedor do Nobel de Física em 2004 David Gross, da Universidade da Califórnia, caracteriza a política de Temer de inviabilizar cada vez mais a produção de ciência nas universidades públicas como “autodestrutiva”. Ele justifica que a ciência é essencial para qualquer sociedade moderna e que não pode ser simplesmente “desligada” quando não há disponibilidade de verbas sem isso conduzir a graves consequências.

Essas não são os primeiros alertas. Desde a proposição da PEC do teto de gastos públicos (241/55), que entra em vigor no ano que vem, mais comunidades científicas nacionais e internacionais vêm se posicionando contra a negligência de Trump e Temer com a ciência em cartas e manifestações, como a Marcha Pela Ciência no Brasil que, este ano, teve “tesouraços” contra os cortes em várias cidades do país, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Pode te interessar: Conheça o "Brasil sem Ciência", programa que Temer está implementando




Tópicos relacionados

Ciência e Tecnologia   /    Governo Temer   /    Michel Temer   /    Sociedade   /    Universidade   /    Educação

Comentários

Comentar