×

CRISE GRÉCIA | Fundo europeu autoriza novo pacote para Grécia

quinta-feira 20 de agosto de 2015 | 01:43

O conselho de governadores do fundo de resgate permanente da zona do euro, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), deu sinal verde nesta quarta-feira ao programa financeiro do terceiro “resgate” à Grécia e autorizou um primeiro pacote de 26 bilhões de euros para o país, informaram à Agência Efe fontes da União Europeia.

O pagamento será dividido em uma parcela de 10 bilhões de euros que serão transferidos a uma conta especial do MEE em Luxemburgo para a recapitalização e liquidação de bancos, e em outra de 13 bilhões de euros que Atenas receberá amanhã de manhã.

Outros 3 bilhões serão desembolsados em setembro ou outubro em uma ou duas parcelas, sujeitos à implementação de medidas-chave.

Por “medidas-chave” se sugere riquezas gregas que terão de ser entregues à Alemanha e ao fundo europeu e mais ataques às condições de vida dos trabalhadores gregos, como medidas de ajuste fiscal, reforma nas aposentadorias e um plano de privatizações que envolvem aeroportos, redes elétricas e rodoviárias. São as primeira privatizações concedidas ao capital imperialista europeu pelo primeiro ministro grego Tsipras.

Esquerda Diário/EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias