A medida contra o povo Mapuche começou em 16 de maio e teve sua duração ampliada “para proteger estradas e rotas”. Delega o controle do território a um militar, chefe da defesa nacional, e restringe uma série de liberdades democráticas mínimas, como o direito de movimento ou (...)
Elías Muñoz
Enquanto amplos setores veem no “Apruebo” uma superação da Constituição de Pinochet, não podemos ter ilusões de que ela vá resolver as demandas de 2019
Dauno Tótoro Fabián PuelmaAlejandra Decap
O governo de Boric decretou Estado de Exceção em Wallmapu, cedendo completamente à direita e fortalecendo a repressão e criminalização do povo mapuche
Teresa Melipal
Pesquisa do Cadem dá ao mandatário 40% de aprovação, outra do Pulso Ciudadano aponta 27,8% de aprovação. Quais os motivos da crescente impopularidade daquele que ascendeu com a promessa de herdar as esperanças pelo fim do Chile neoliberal?
Diego Sacchi
Devemos voltar ao caminho da organização e mobilização independente nas ruas. E a unidade da classe trabalhadora - sem divisões - e junto aos movimentos sociais, estudantes e setores populares, para que nossas demandas não sejam frustradas
Pablo Torres
Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, o governo cessante de Sebastián Piñera anunciará qual empresa receberá os direitos de exploração mineral. A rejeição causada por esta medida foi "matizada" pela equipe do presidente eleito Gabriel Boric, que teria reacendido as tensões na futura coalizão de governo sem (...)
Redação
Enquanto a derrota esmagadora de Kast gerou amplas expectativas de mudanças, começando com melhores salários, trabalhar menos e liberdade para os presos políticos; o presidente eleito e Apruebo Dignidad assumiram, como primeira tarefa, ajustar as expectativas e honrar as pressões do establishment (...)
Esse foi o pronunciamento do presidente eleito, contrariando a afirmação de seu chefe de campanha, Giorgio Jackson, que afirmou que se revogariam as acusações feitas durante o governo de Piñera. A conciliação de classes mostra o peso reacionário de seus comprometimentos políticos com o centro e a (...)
La Izquierda Diario Chile
A extrema-direita de Kast foi derrotada nas urnas do Chile no domingo. Porém, o constante deslocamento político rumo ao centro por parte de Boric, durante a campanha, coloca em dúvida a possibilidade de libertar todos os presos políticos da revolta de 2019 - uma demanda sentida e exigida por (...)
Neste domingo, 19 de dezembro, a população chilena votará em quem será o presidente nos próximos quatro anos. O candidato de centro-esquerda, Gabriel Boric de Apruebo Dignidad e o de extrema-direita José Antonio Kast, da Frente Social Cristã apoiada pelo partido no poder, são os candidatos que (...)
Ignacio Parra
Uma das leituras após o debate presidencial das eleições chilenas na segunda-feira (13/12) foi que havia vencido a velha tradição política dos últimos 30 anos neoliberais, em alusão às guinadas ao centro que Boric e Kast fizeram. Ambos reivindicaram o papel da ex-Concertación (coalizão do Partido (...)
No episódio do podcast Espectro do Comunismo é debatido o cenário pós-Rebelião de 2019 no Chile, dando destaque para a polarização que se apresenta no segundo turno das eleições presidenciais entre José Antonio Kast de extrema-direita e Gabriel Boric de centro-esquerda, além de analisar qual programa e (...)
A notícia das eleições foi o triunfo de José Antonio Kast da ultra-direita no primeiro turno presidencial, com sua maior força no sul do país, a 2 pontos acima de Gabriel Boric, do Apruebo Dignidad, que venceu na capital e no centro do país. Ambos passaram ao segundo turno em 19 de Dezembro, na (...)
Após as eleições de domingo, Gabriel Boric, candidato da "Apruebo Dignidad" (coalizão composta pela Frente Ampla e o Partido Comunista), fez acenos discursivos ao centro, para tentar "seduzir" parte do eleitorado e angariar votos para o segundo turno eleitoral, onde disputará com a extrema direita (...)
Joaquin Romero
Apresentamos uma primeira análise do Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PTR), o partido irmão do MRT no Chile, que também impulsiona a rede de diários La Izquierda Diario, sobre o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais em que prevaleceu a extrema-direita com José Antonio Kast, (...)
Com 99% das mesas contadas, a Frente pela Unidade da Classe Trabalhadora, integrada pelo Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PTR), promovido pela Rede Internacional La Izquierda Diario, juntamente com várias organizações, obteve 50.791 votos na disputa por uma cadeira no parlamento e 36.248 (...)
Ocorrem neste domingo (21) as eleições presidenciais, ao senado, congresso e conselhos regionais no Chile. Acompanhe a cobertura e a análise dos resultados no Esquerda Diário.
Com 71,45% das mesas apuradas, Gabriel Boric iria ao segundo turno contra José Antonio Kast segundo os resultados preliminares.
Entrevista com Dauno Tótoro, dirigente do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PTR), partido irmão do MRT, e candidato a deputado pelo 10º distrito de Santiago. Ele comentou um pouco sobre o primeiro turno das eleições presidenciais no próximo domingo, 21 de (...)
Piñera poderia ter caído há 2 anos anos, durante rebelião popular, se o processo não tivesse sido desviado
O colapso da Lista del Pueblo no Chile impõe urgentemente a necessidade de realizar um balanço crítico dessa experiência. Este balanço seria incompleto sem medir o papel de grupos de esquerda que se reivindicam revolucionários e que apostaram na Lista del Pueblo como opção política. Nos referimos ao (...)
Fabián Puelma
Neste domingo, as eleições primárias foram realizadas para definir os candidatos para as eleições presidenciais no Chile. Com uma alta participação, os votos deram como vencedor Gabriel Boric, da Frente Ampla, o vencedor das primárias de Apruebo dignidad, com 60,43% dos votos sobre o candidato do (...)