×

Francisco Sagasti assume a presidência do Peru em meio a uma profunda crise

O regime político peruano apostou no membro da centro-direita Francisco Sagasti para apaziguar o descontentamento do povo

quarta-feira 18 de novembro de 2020 | Edição do dia

1 / 1

Após as 17h, horário local, após levar a lista dos legisladores presentes, Francisco Rafael Sagasti Hochhausler foi empossado como presidente, como sendo a esperança do regime peruano de encerrar a crise aberta após a vacância (destituição) do presidente Vizcarra em 9 de novembro.

Sagasti, do Partido Morado, não votou a favor da vacancia e por isso é visto como um dos poucos políticos que não está manchado pela corrupção. Ele assumirá a presidência até 28 de julho de 2021, quando entregará as rédeas do Executivo ao vencedor das eleições de abril do ano que vem. Mirtha Esther Vásquez, do neo-reformista Frente Ampla, permanecerá como presidente do Congresso. Com estas designações pretende-se agradar aos jovens que foram os principais participantes nas manifestações que eclodiram na semana passada.

A sessão foi presidida por Vázquez, que começou lembrando os mortos por covid-19 e prestou homenagem aos dois que morreram nas mãos da polícia durante a brutal repressão policial no sábado passado . Uma demonstração de cinismo de todo o espectro político responsável pela profunda crise que atravessa o país.

No momento de sua posse, Sagasti prometeu respeitar e fazer cumprir a Constituição de Fujimori de 1993 e reconhecer a "importância da Igreja Católica na formação dos peruanos". No início do seu discurso de posse, cumprimentou e agradeceu os dois jovens “tristemente falecidos” e suas famílias, presentes na cerimónia, e posteriormente apelou aos jovens para que se mantivessem calmos. Este aceno aos jovens, a quem também chamou de "defensores da democracia", é um claro reconhecimento da energia de uma juventude que as décadas de neoliberalismo deixou numa situação terrível e que hoje pouco tem a perder.

Ele dedicou várias passagens de seu discurso para descrever a crise da pandemia e as mudanças climáticas, retratando a realidade do Peru como catastrófica, mas que não seria da responsabilidade de nenhum dos políticos atuais. Ele não disse uma palavra sobre a longa noite de neoliberalismo da qual o país ainda não emergiu. No campo econômico, ele disse que "vai garantir estabilidade econômica e equilíbrio fiscal", o que implica em mais medidas de ajuste para a classe trabalhadora.

Ele reconheceu que os membros da classe política “não estão à altura da tarefa” e “não sabemos ouvir e responder” às legítimas demandas dos peruanos. Em seguida, apelou a essa mesma classe política, profundamente deslegitimada, para trabalhar em conjunto na busca de um futuro para o país, sem explicar muito em que consiste esse futuro e nem quando chegará.

Em clara reprovação aos que promoveram a destituição presidencial sem ter um plano de saída, disse que os mecanismos de controle democrático não devem desestabilizar o país, posicionando-se claramente como o último defensor do regime político. Em uma etapa posterior, ele pediu ao Tribunal Constitucional que, com a sentença que deve emitir na quarta-feira 18, "permitir um melhor uso dos freios e contrapesos da constituição". Ele concluiu seu discurso pedindo confiança e esperança aos jovens, o que indica uma vontade de retomar o fôlego do regime de 1993.

Lembremos que o Peru estava desde o meio-dia de domingo no meio de um vácuo governamental. O presidente ilegítimo que assumiu o cargo após o afastamento de Martín Vizcarra, Manuel Merino, caiu após uma semana de mobilizações. Totalmente questionado, o mandato de Merino durou apenas 5 dias.

Depois de negociações e manobras frenéticas, foi finalmente alcançado um acordo na segunda-feira entre os partidos do regime para apresentar uma lista para a presidência do congresso e assim, por linha de sucessão, para a presidência do país. Toda esta situação evidencia a profunda decomposição do regime político peruano e sua deslegitimação perante os trabalhadores e várias votações realizadas no domingo não deram em nada. Na mesma segunda-feira, no espaço de uma hora, uma lista foi apresentada à diretoria do Congresso e retirada 5 minutos antes da votação.

O novo governo chefiado por Sagasti expressa o acordo entre a maioria dos grupos políticos que representam as várias facções burguesas que há muito lutam pelo controle dos poderes do Estado. A principal motivação que tem levado estes setores a se unirem em torno da figura de Sagasti é o temor de que as mobilizações iniciadas com o questionamento de Manuel Merino alcancem maiores dimensões e impliquem numa maior participação da classe trabalhadora que já anunciou um mobilização nacional para quarta-feira, 18 de novembro.

Traduzido de:https://www.laizquierdadiario.com/Asumio-Francisco-Sagasti-como-presidente-de-Peru-en-medio-de-una-profunda-crisis




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias