×

CULTURA | Fórum Popular de Cultura de Contagem lança manifesto pela reabertura do Teatro Municipal

Reproduzimos abaixo a nota do Fórum Popular de Cultura de Contagem (FPC) e os vídeos publicados, onde artistas, jovens e trabalhadores da cidade e região exigem a reabertura do maior teatro público de Contagem, o Cine Teatro Tony Vieira e se posicionam em relação à Cultura e seu acesso na cidade.

quinta-feira 31 de março de 2016 | Edição do dia

"Neste 27 de Março, comemoramos o “Dia Mundial do Teatro e do Circo” e por mais um ano nos deparamos com o abandono dos espaços públicos em Contagem, MG.

Citamos mais especificamente o Cine Teatro Tony Vieira, nosso maior teatro público, localizado no centro da cidade, ao lado da igreja Matriz de São Gonçalo. O espaço está fechado a sete anos.

No ano passado o Ministério Público entrou com um processo contra a prefeitura (veja sobre) exigindo sua reabertura e respeitando algumas etapas como: realização de um projeto de reforma por um profissional capacitado, realização das obras e reabertura do local com programação.

Na última atividade realizada pelo Fórum Popular de Cultura, tivemos relatos de um diretor da FUNDAC, (Fundação Cultural de Contagem), alegando que o espaço será reaberto, mas, apenas de forma parcial, de modo que a reforma realizada no local será paliativa, garantindo somente que o espaço seja reaberto sem a estrutura adequada para o seu funcionamento: iluminação de qualidade, equipamentos para projeção de filmes, acústica, saídas de emergência e claro, uma programação continuada.

Mais uma vez manifestamos nosso repúdio a essa situação e compreendemos que a reabertura do Cine Teatro Tony Vieira, com todas as readequações estruturais de qualidade, inclusive de uma programação permanente para a cidade, é um direito que vem sido negado aos artistas e a toda população de Contagem. Uma reforma paliativa será uma outra política de aparência.

Neste 27 de março, lançamos uma série de vídeos gravados por jovens e artistas da cidade dizendo por que o Cine Teatro deve ser salvo e de quê ele deve ser salvo. Convidamos a população a participar desta campanha. Faça seu vídeo e compartilhe nas redes com a hashtag #SALVEOCINETEATRO.

Confira os vídeos no nosso canal clicando AQUI

Para saber mais sobre o Cine Teatro Tony Vieira clique AQUI

Salve o Cine Teatro"




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias