×

INTERNACIONAL | Ford cancela investimento no México devido a efeito Trump

O chefe da companhia chamou Trump para anunciar sua decisão de frear o investimento no México e destinar parte do montante para a produção em Michigan.

quarta-feira 4 de janeiro de 2017 | Edição do dia

A montadora americana Ford Motors anunciou na segunda que irá cancelar um investimento de 1,6 bilhões de dólares que iria para a construção de uma planta no México, depois de ser fortemente criticada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente da diretoria da segunda maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos, Bill Ford Jr, disse que chamou pela manhã dessa terça-feira Trump, para lhe informar dos novos planos que cancelam a planta no México e destinam o investimento para veículos elétricos, híbridos e autônomos que são fabricados em Michigan.

“Este investimento de incremento na Fábrica de Montagem de Flat Rock (em Michigan) tem origem nos 1,6 bilhões que a companhia previamente havia planejado investir numa nova planta no México”, disse a empresa em um comunicado.

Segundo o presidente executivo da Ford, Mark Fields, a decisão de cancelar a nova planta em México está em alguma medida relacionada com a necessidade de “usar completamente a capacidade das instalações existentes” considerando uma baixa das vendas dos automóveis de porte médio como o Ford Focus e o Fusion. Ford havia anunciado em abril o investimento na nova planta de São Luis Potosí no México para produzir modelos pequenos.

Trump disse repetidamente durante sua campanha que se fosse eleito não permitiria que Ford abrisse uma nova planta no México e que iria impor fortes encargos aos veículos importados pela companhia.

Uma fonte da Ford disse que a decisão foi impactada pelos objetivos políticos de Trump, como baixar os impostos e reduzir as regulações, mas que não houve uma negociação entre a empresa e o político republicano sobre a planta no México.

Na terça-feira Trump também havia ameaçado impor um “grande imposto de fronteira” a General Motors por fabricar alguns dos automóveis Chevrolet Cruze no México.

Com o anúncio, a moeda mexicana reagiu desfavoravelmente com uma queda de 0,85% a 20,90, enquanto que as ações da montadora subiram 3 por cento, a 12,49 dólares, na bolsa de valores americana.

Tradução: Yuri Marcolino




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias