×

Após audiência de conciliação terminou a greve, salários seguem atrasados. A justiça foi feita?

Fábio NunesVale do Paraíba

quinta-feira 21 de abril de 2016 | Edição do dia

A Mecano Fabril, uma importante fábrica de autopeças de Osasco, que lucrou milhões nos últimos anos, assumiu um discurso de crise financeira profunda e passou a atrasar salários e a não pagar direitos como PLR, abonos, etc. Uma situação insuportável para os trabalhadores e trabalhadoras.

Na última semana estes operários e operárias decretaram greve exigindo o pagamento imediato dos salários e dos direitos atrasados. No dia 19 de abril (terça-feira) o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Osasco e Região, filiado à Força Sindical, foi notificado para comparecer à audiência de Instrução e Conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região, localizado na Rua Consolação, São Paulo.

Na audiência de conciliação a empresa apresentou mais uma proposta ridícula de parcelar os salários atrasados e o juiz fez todo um discurso demagógico dizendo que multaria a empresa caso ela volte atrasar os salários. O juiz, que deveria exigir o pagamento imediato dos salários atrasados, estava preocupado em acabar com a greve.

Esta é a Justiça dos ricos, do juiz Sérgio Moro, ligado a políticos corruptos como Eduardo Cunha e à Federação Industrial do Estado de São Paulo (FIESP). Por isso não podemos ter nenhuma confiança nesta Justiça de juízes corruptos e cheios de privilégios que servem para enganar e punir a classe trabalhadora e o povo pobre e negro das periferias.

Assim como muitas fábricas em Osasco e no país todo, a Mecano Fabril apresenta sinais reais de falência. Mas, a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores de Osasco retiraram impostos e ofereceram benefícios para manter esta fábrica aberta. Como assim não tem dinheiro?

Sindicato e operários devem se mobilizar e exigir a abertura imediata dos livros de contabilidade desta empresa para sabermos exatamente para onde foi e está indo todo este dinheiro. E desde já precisamos nos preparar para uma possível falência. Se o patrão fechar, os trabalhadores da Mecano devem ocupar a fábrica para garantir seus empregos.

O Esquerda Diário e a Juventude Faísca estamos acompanhando ativamente a luta dos trabalhadores desta empresa. Infelizmente estes metalúrgicos e metalúrgicas encerraram mais uma greve sem conseguir impor uma derrota à patronal, mas, apesar disso, estão dispostos a lutar e se colocaram de forma decidida na assembléia exigindo seus direitos e métodos democráticos nas decisões. A assembléia é dos trabalhadores!

Pelo pagamento imediato dos salários atrasados!

Nenhuma demissão!

Pela abertura imediata dos livros de contabilidade das empresas que ameaçarem falir.

Contra o fechamento de fábricas!

Que os capitalistas paguem pela crise!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias