×

As mulheres têm menos acesso ao emprego formal do que os homens, ganham salários mais baixos e têm maior expectativa de vida. Isso se traduz na feminização da velhice, com aposentados cada vez mais pobres.

sábado 9 de abril de 2022 | Edição do dia

Tradução: Nat Alexandre

Enquanto o novo censo nacional está sendo desenvolvido, o INDEC projeta que este ano a população aumentará para 46,2 milhões de pessoas. E estima-se que os homens com idade para se aposentar seriam aproximadamente 2,3 milhões (10% dentro de todos os homens), enquanto as mulheres chegariam a 4,2 milhões (18% entre todas as mulheres), ou seja, quase o dobro dos homens. Isso ocorre porque as mulheres vivem, em média, mais anos do que os homens. No Dossiê Estatístico de março de 2022 publicado pelo instituto, afirmam que a velhice é feminilizada, pois “em 2010 havia 145,2 mulheres cadastradas para cada 100 homens na faixa de 65 anos e mais”.

Hoje a aposentadoria mínima é de $ 32.630, menos da metade da Cesta para Idosos calculada em $ 75.500 para o mês de outubro de 2020 pela Ouvidoria do Idoso da Cidade de Buenos Aires. Segundo o chefe dessa entidade, Eugênio Semino, aposentados e aposentados perderam 50% do poder aquisitivo em cinco anos. De acordo com os últimos dados publicados pela ANSES, a partir do 4º trimestre de 2021, a pensão média do Sistema Integrado de Previdência Social (SIPA) argentino, quase metade dos beneficiários (2,7 milhões) recebe menos ou igual ao mínimo. No entanto, entre os que ganham menos, a maioria são mulheres.

“64% das aposentadorias e pensões correspondem a uma mulher, que ganha 15% menos que seus pares.”

No entanto, entre os beneficiários por desemprego, apenas 33% têm uma mulher como beneficiária, consequência da menor inserção no mercado de trabalho e da precariedade laboral.

Analisando os microdados da Pesquisa Permanente de Domicílios do INDEC para o 3º trimestre de 2021, 1,3 milhão de aposentados ou pensionistas tiveram uma renda média de aposentadoria ou pensão de $ 33.415; enquanto para 2,4 milhões de mulheres na mesma situação - quase o dobro dos homens - foi de US$ 28.840, 16% menos.

Por esta razão, um aumento emergencial é necessário e as aposentadorias e pensões devem aumentar automaticamente com cada ponto de inflação. O bônus extraordinário único, definido pelo governo, mantém os níveis de pobreza e perda de poder aquisitivo da maioria dos idosos. De acordo com uma pesquisa do Instituto Argentino de Análise Fiscal, a perda acumulada em ativos de aposentadoria foi entre 5 e 10 rendimentos mensais nos últimos quatro anos. Mas, as consequências são piores para as mulheres.

Como as mulheres atingem a idade da aposentadoria?

As mulheres têm menor participação no mercado de trabalho. Nas idades centrais (30-64 anos), 66 em cada 100 mulheres estão empregadas quando entre os homens a proporção é de 87 em 100. Proporção que se mantém ao longo do tempo. Também entre as mulheres, os números do subemprego e do desemprego são mais elevados (30% superiores aos dos homens).

Fonte: Elaboração própria do La Izquierda Diario com base em dados do INDEC-Pesquisa de Domicílios Permanentes

A defasagem com os homens aumenta com a presença de crianças no lar, pois a maior parte do trabalho doméstico e de cuidado não remunerado recai sobre as mulheres, sendo este o principal motivo que dificulta sua plena participação laboral. De cada 10 mulheres, 8 são responsáveis pelas tarefas de cuidado, enquanto a proporção entre os homens é ligeiramente inferior a 5 em cada 10.

Manifesta-se também na proporção de mulheres que trabalham em casa, entre todas as mulheres ocupadas, que é maior e o dobro da dos homens: 15 em cada 100 mulheres em domicílios com filhos até 6 anos trabalham em casa, mas apenas 4 em cada 100 estão nesta situação.

Entre as pessoas ocupadas, em média, para cada 100 pesos que um homem ganha, uma mulher ganha 74. Essa diferença de renda salarial aumenta com a menor escolaridade, menor qualificação da ocupação e precariedade; A renda média das mulheres assalariadas a quem os empregadores não dão desconto de aposentadoria - ou seja, em trabalho informal - representa 65% da renda dos homens.

Consequentemente, essas lacunas afetam diretamente a aposentadoria, por ter menos anos de contribuição e menor renda. Portanto, eles acabam recebendo ativos inferiores aos seus pares.

Entre os contribuintes do SIPA, a diferença por gênero já é visível: quando as mulheres chegam aos 59 anos e os homens aos 64 anos, pouco mais de 5 em cada 10 homens têm menos de 18 anos de contribuições, enquanto essa proporção sobe para mais de 7 de 10 entre as mulheres.

Fonte: Dossiê Estatístico. Março de 2022. INDEC

E quase metade das contribuições das mulheres derivam do monotributo e do trabalho que realizam em casas particulares, enquanto entre os homens predominam as contribuições do setor privado em relação de dependência.

“No momento da aposentadoria, 8 em cada 10 mulheres acessam a aposentadoria por meio de moratórias, enquanto entre os homens essa proporção é de pouco mais de 4 em cada 10.”

Fonte: Dossiê Estatístico. Março de 2022. INDEC

Com a reforma da Previdência de 2017 promovida por Macri, que teve uma rejeição social unânime, embora tenha recebido o apoio da PJ para sua aprovação parlamentar, a fórmula de reajuste salarial foi modificada. Com a nova formulação, homens e mulheres aposentados perderam e em 2020 Alberto Fernández congelou a mobilidade previdenciária para conceder aumentos por decreto inferiores aos que correspondiam à fórmula anterior. Eles continuaram perdendo.

Quando a grande maioria dos aposentados - e as mulheres são muito mais - vivem com menos de $ 65.260 por mês, sua qualidade de vida se degrada. A inflação tem um impacto direto na sua saúde porque são os alimentos que lideram os aumentos de preços e que, junto com os medicamentos, são o principal e maior gasto dos idosos. Em muitos casos, a única maneira de sobreviver é com a ajuda de outros parentes. Compartilhar moradia com as famílias de seus filhos e filhas também não é o mesmo para as mulheres e para os homens: elas provavelmente assumirão muitas tarefas de cuidado, em colaboração com mulheres adultas que trabalham fora de casa.

Embora o governo tente encobrir a pressão do FMI para reduzir gastos e avançar na reforma previdenciária, de fato, os idosos, e entre eles a maioria das mulheres, continuarão sendo oprimidos até o fim de seus dias.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias