×

Falida editora Cosac Naify declara que irá picotar livros que sobrarem de estoque

Editora Cosac Naify que declara prejuízo financeiro há 20 anos declarou que devido aos custos de doação de livros irá picotar o resto do estoque da empresa nos próximos meses.

quinta-feira 22 de setembro de 2016 | Edição do dia

Desde novembro do ano passado, Charles Cosac disse que estaria fechando sua empresa devido há um processo de falência. Com obras transferidas a outras editoras, e vários livros que agora serão vendidos pela Amazon, a editora já queimou boa parte do estoque em promoções.

Em entrevista ao Publishnews nessa quinta (22), o diretor financeiro da editora, Dione Oliveira, disse que até 31 de dezembro os livros que ainda não tiverem sido vendidos serão picotados e vão virar aparas. Oliveira argumenta que “Tem um problema que muitas pessoas desconhecem. Doações geram um transtorno contábil na empresa. Se faço uma doação de um livro, tenho que reconhecer o custo disso. Se eu faço a doação de um volume considerável de livros, eu gero um resultado financeiro negativo absurdo, fora da curva”.

Apesar do problema de um balanço de pagamentos, os livros poderiam ser destinados à escolas e creches que já carecem de livros nas bibliotecas para os alunos. Isso ajuda a mostrar uma contradição desse sistema, que em função das regras de balanço de pagamento, uma grande editora será obrigada a picotar todo seu estoque, que poderia ser destinado a outras funções.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias